Alta Temporada em Campos do Jordão: Quando? Como Aproveitar?

Preparamos um guia completo sobre a região para você deixar a sua viagem ainda mais completa. O download estará disponível no final. Boa leitura.

Anúncios

Roteiro, planejamento, malas prontas, tudo engatilhado para a próxima viagem… mas, afinal, quando é a alta temporada em Campos do Jordão? Saber isso é essencial para tornar sua viagem mais proveitosa.

Anúncios

A “Suíça brasileira”, como chamamos de forma carinhosa a cidade de Campos do Jordão, é um daqueles destinos clássicos de inverno.

Afinal, a cidade das chocolaterias, das malhas, da cerveja artesanal e do famoso Festival de Inverno combina demais com a estação mais fria do ano.

Trata-se do período com mais visita por parte dos turistas, e por isso hoje vamos falar da alta temporada em Campos do Jordão.

A cidade da serra paulista é um destino turístico diferente da maioria. Enquanto que em outras cidades é comum termos alta temporada em diferentes épocas do ano, em especial nas épocas de férias, por lá ela mais específica.

Considera-se a alta temporada em Campos do Jordão apenas nos três meses de inverno, principalmente em julho.

Ainda que a cidade tenha atrações o ano inteiro, é no mês que abre o segundo semestre do ano que Campos do Jordão recebe seu maior contingente de turistas.

Isso acontece devido ao Festival de Inverno, que vamos apresentar mais adiante.

Mas, além dele, você verá que há muito mais coisa a se aproveitar!



Antes de continuar a leitura... fizemos uma seleção com os principais passeios da região para você conferir. Veja agora (clique para ler os detalhes):

CARACTERÍSTICAPASSEIO
Mirante Vista Chinesa
  • Conta com uma vista deslumbrante, indicada pra quem gosta de tirar boas fotos
  • Seus 1.600 metros de altitude garantem uma perspectiva de tirar o fôlego
Ver Passeio →
Cervejaria Baden Baden
  • Confira a fabricação da primeira cerveja gastronômica do Brasil
  • Aproveite para degustar as cervejas Baden Baden
Ver Passeio →
Parque Amantikir
  • Conta com mais de 700 espécies de plantas em vários jardins temáticos
  • Além de jardins em estilos japonês e inglês, conta também com dois grandes labirintos
Ver Passeio →
Pico do Imbiri
  • Proporciona uma excelente vista da Serra da Mantiqueira
  • Fornece uma vista privilegiada da Serra da Mantiqueira e também da Pedra do Baú
Ver Passeio →
Tarundu
  • Tirolesa, boia-cross, mini buggy, patinação no gelo e várias outras atrações
  • 500.000 m² para abrigar mais de 30 atividades de lazer
Ver Passeio →
Santo Antônio do Pinhal
  • Jardim lindos, perfeitos para várias fotos
  • Várias trilhas e cachoeiras para quem quer se conectar com a natureza
Ver Passeio →


Como aproveitar a alta temporada em Campos do Jordão da melhor maneira possível?

inúmeros atrativos turísticos em Campos do Jordão.

Muitos deles são ótimos passeios em família, como uma visitação ao Parque Amantikir ou às diferentes chocolaterias. Além deles, há outros são mais interessantes a casais, como o tour pela Cervejaria Baden Baden.

Uma coisa, porém, é certa: tem atração para todos os gostos.

Compras, chocolate quente ou simplesmente uma caminhada em meio a jardins esplendorosos fazem da alta temporada em Campos do Jordão um destino perfeito para quem curte o frio.

E a gente ajuda a contar por quê dando dicas de passeio a partir de agora.

1 – Acompanhar os concertos do Festival de Inverno

Festival de Inverno Campos de Jordão
Fonte: Deni Williams (Flickr)

O Festival de Inverno de Campos do Jordão existe desde 1970 e se realiza todos os anos durante o mês de julho. Trata-se do maior e mais importante evento de música clássica da América Latina.

O evento oferece uma vasta programação de concertos, sendo que boa parte dela é gratuita. Mas, mais do que shows e apresentações, o Festival de Inverno tem como uma de suas principais missões ajudar a formar e profissionalizar músicos eruditos.

Durante todo o evento, que conta com apoio público, os bolsistas e músicos que participam do festival têm vivência com importantes nomes da música erudita nacional e internacional.

2 – Fazer o tour pela Cervejaria Baden Baden

Cervejaria Baden Baden
Fonte: MTur Destinos (Flickr)

O brasileiro é um povo que ama cerveja. Muita gente vai além, gosta de provar a bebida com estilos diferentes, estudar um pouco sobre e se aprofundar no assunto.

Mesmo quem não é muito ligado nessas coisas, contudo, vai curtir a visitação à Cervejaria Baden Baden.

A fábrica produz dez estilos diferentes de cerveja, e durante o tour pelo local os visitantes acompanham cada etapa da produção. Um guia conta a história da cervejaria e explica o processo de fabricação.

Além do passeio, é claro que os turistas podem degustar as diferentes bebidas – e, depois, comprar as que acharem mais gostosas para levar para casa.

O tour pela Cervejaria Baden Baden custa R$ 50 (valores do início de 2022). É preciso comprar o ingresso de forma antecipada, sendo que você escolhe o dia e o horário que deseja fazer a visitação.

Isso, aliás, é uma ótima forma de garantir a programação sem perder nada na alta temporada em Campos do Jordão.

3 – Conhecer a beleza do Parque Amantikir

Parque Amantikar
Fonte: Amantikar (TripAdvisor)

Podemos dar um milhão de dicas, mas uma delas com certeza precisa ganhar atenção especial: uma visita ao Parque Amantikir, talvez o mais tradicional da cidade e local ideal para conhecer a fazer fotos durante sua estada na alta temporada em Campos do Jordão.

Alguns chamam o local de Amantikir Jardins, e tem até mesmo os que se referem a ele com uma referência mais popular, a de jardim botânico.

A preferência pelo nome é o que menos importa: o que você precisa saber é que se trata de uma área de 60 mil metros quadrados e que abriga mais de 700 espécies diferentes de plantas!

É essa imensidão de verde e flores coloridas que formam jardins exuberantes, que encantam turistas de todo canto.

Tanto é assim que, para se ter uma ideia, desde 2013 o local é apontado ano após ano pelo TripAdvisor como o melhor passeio a se fazer em Campos do Jordão.

O Parque Amantikir abre diariamente para o público – a entrada é permitida até às 16h.

Há estacionamento no local (cobrado à parte), e o parque disponibiliza cadeiras de roda convencionais para pessoas com mobilidade reduzida.

4 – As chocolaterias, não podem faltar as chocolaterias!

Fábrica de chocolate Araucária
Fonte: moniquemagaldi (Flickr)

Ir a Campos de Jordão e não visitar pelo menos uma chocolateria é um desperdício, mas estar na alta temporada em Campos do Jordão e não aproveitá-las beira à heresia!

lojas e fábricas de chocolate para todos os gostos, sendo que a maioria produz a iguaria de forma artesanal – e a nosso dica é investir mais tempo nelas.

Uma das mais interessantes a se visitar é a fábrica de chocolate Araucária, que existe desde 1991 e oferece um tour por suas instalações. Não é preciso agendar – desde que você não esteja em um grupo com mais de 15 pessoas.

Basta chegar à fábrica e ver como se fazem os tabletes, bombons, trufas, ramas, granizo – aquelas bolinhas de chocolate, com recheio de amêndoas, avelã, licor e outros.

Outra dica é a Spinassi Chocolate. Ela tem área espaçosa, uma enorme variedade de chocolates e também oferece visitação a sua fábrica, que fica na parte de baixo da loja.

Além disso, além de poder degustar os chocolates, a Spinassi oferece muitas vezes provas de queijos, pastas, vinhos, petiscos e geleias.

Por fim, outra é dica a Liege Chocolates.

Não há fábrica para se fazer um tour, mas trata-se de uma loja instalada em um ambiente aconchegante, próprio para se tomar um chocolate quente no frio da alta temporada em Campos do Jordão.

5 – Que tal aproveitar o friozinho para um passeio de bonde?

Bondinho
Fonte: Rodrigo Soldon (Flickr)

Campos do Jordão tem um ar de cidade europeia, e se tem uma coisa que combina com isso e com os dias frios é um passeio de bonde.

Há um tour em Campos de Jordão que dura cerca de 50 minutos, e certamente está aí um passeio que vale a pena ser feito para conhecer com toda paz alguns pontos da cidade.

O trajeto tem aproximadamente quatro quilômetros. Ele começa na Estação Emílio Ribas e vai até o Portal de Entrada da cidade.

6 – E, claro, não deixar de lado as compras na Vila Capivari

Vila Capivari
Fonte: Vila Capivari (TripAdvisor)

Não é exagero dizer que em Campos do Jordão tudo acaba confluindo para a Vila Capivari, bairro nobre da cidade e centrinho turístico da região. É o ponto de encontro mais tradicional do local.

O bairro é o verdadeiro point na cidade, e isso porque ele reúne quase tudo o que você deseja comprar em Campos do Jordão, de chocolates a malhas, de peças de couro a cerveja – a choperia da Baden Baden fica lá.

A vila possui dezenas de lojas pelas ruas – parte delas fica fechada para o trânsito, em especial nos meses de alta temporada em Campos do Jordão – e nada menos do que dez shoppings ou centros comerciais.

O ambiente é super agradável, a arquitetura é típica da cidade e, para completar, ela conta com uma concha acústica.

Lembra que lá no início citamos que parte da programa do Festival de Inverno é gratuita?

Pois então, é nessa concha que são feitas muitas das apresentações sem custo para o público.

Perguntas frequentes

Quais os meses de alta temporada em Campos do Jordão?

Os meses de alta temporada em Campos do Jordão são os de inverno - começa, na verdade, um pouco antes, a partir da segunda quinzena de maio. Assim, os meses de junho, julho e agosto são os mais lotados. O mês de julho, por sua vez, é o da altíssima temporada, visto que é quando acontece o famoso Festival de Inverno.

Você também pode gostar...

Guia completo, atualizado e 100% gratuito para

Campos do Jordão