Quanto Custa Viajar para Trancoso: Gastos Médios da Viagem

Preparamos um guia completo sobre a região para você deixar a sua viagem ainda mais completa. O download estará disponível no final. Boa leitura.

Anúncios

Se você está planejando as suas férias e deseja saber quanto custa viajar para Trancoso, temos algumas informações importantes que te ajudarão a planejar seu orçamento.

Anúncios

Antes de falarmos sobre elas, vale lembrar que Trancoso é um distrito da cidade de Porto Seguro, localizada no Sul da Bahia.

A região é famosa por sua história, já que trata-se do local pelo qual os portugueses entraram no Brasil, mas não só.

Porto Seguro é também uma cidade conhecida pela beleza estonteante das suas praias, e falamos tanto das praias localizadas na região central da cidade quanto daquelas que se espalham por seus distritos, como é o caso de Trancoso e Arraial D’Ajuda.

Não é novidade que em termos de praia, o Nordeste tem uma excelente reputação.

Água morna, coqueiros compondo a orla, comida boa, pessoas simpáticas e um calor que te convida a entrar no mar a todo tempo: certamente, isso não poderia faltar.

Entretanto, além do quesito praia, que já chama muito a atenção de viajantes de todos os lugares do Brasil e do mundo, um ponto que deixa o Sul da Bahia ainda mais especial é a preservação de construções históricas da época do descobrimento e da colonização do país.




Antes de continuar a leitura... fizemos uma seleção com os principais passeios da região para você conferir. Veja agora (clique para ler os detalhes):

CARACTERÍSTICAPASSEIO
Praia do Rio Verde
  • Trilha com muita vegetação, além de uma faixa de areia com caráter ecológico
  • Mas pra quem ama surfar, as águas do mar ficam mais agitadas em certas épocas do ano
Ver Passeio →
Praia dos Coqueiros
  • Uma das maiores praias da região, com ótima infraestrutura
  • O passeio de banana boat, além de super divertido, ajuda a conhecer as águas cristalinas da região
Ver Passeio →
Praia da Pitinga
  • Considerada uma das praias mais bonitas do litoral baiano
  • Na maré baixa se formam piscinas naturais, ideais para banhos
Ver Passeio →
Praia do Parracho
  • Várias barracas famosas que complementam a curtição do local
  • Aproveite para praticar esportes radicais na água, ou jogar futevôlei na areia
Ver Passeio →
Borboletário de Porto Seguro
  • Centenas de borboletas de várias espécias, espalhadas por 3 estufas
  • Você ainda pode acompanhar os 4 estágios da vida de uma borboleta: ovo - larva - casulo - borboleta
Ver Passeio →
Passarela do Álcool
  • São vários restaurantes, bares, cafeterias e drinks de todos os tipos
  • Passeio noturno obrigatório para todos os que visitam Porto Seguro
Ver Passeio →



As belezas do Quadrado de Trancoso

Quadrado de Trancoso
Fonte: Antonio De Biase (Flickr)

No caso de Trancoso, especificamente, quem visita um dos principais cartões postais da região se depara com uma igreja especialmente antiga.

É herança de uma aldeia jesuíta que, no século 16, era chamada de São João Batista dos Índios.

Ela, juntamente com outras casas e construções, constitui o conhecido Quadrado de Trancoso.

Em especial, esse é um ponto turístico que, por si só, já cativa uma viagem para o distrito, pois é o local em que História e Modernidade se unem em favor de excelentes experiências gastronômicas, só para citar um exemplo marcante.

No Quadrado come-se e bebe-se bem, experiência que se torna ainda mais positiva quando a beleza rústica e iluminada do espaço não passa despercebida pelos turistas.

Luzes por todo canto, música ao vivo e a boa recepção baiana só colaboram para que você queira fazer várias viagens para lá.

Dito isso, agora vamos conversar sobre quanto custa toda essa experiência.

Este artigo é sobre valores e nele você encontra muitas dicas sobre como desfrutar de Trancoso tanto com um orçamento mais enxuto quanto com um plano de viagem sem limitações.

Quanto custa viajar para Trancoso?

Como basicamente qualquer viagem, há pelo menos 3 fatores com os quais você precisa se preocupar ao pensar em Trancoso: como chegar lá (transporte), como você vai se alimentar (bares e restaurantes) e onde você vai dormir (hospedagem).

Essas 3 informações direcionam o orçamento, ou seja, elas quem informam quanto custa viajar.

Assim sendo, no caso de uma viagem para Trancoso, você pode começar a se organizar pensando nelas.

Como sabemos que esse direcionamento é importante, trazemos abaixo algumas dicas para ajudar você na missão de se planejar.

Vale lembrar que quanto antes você conseguir se preparar para viajar, melhor. Reservas feitas com antecedência geralmente garantem um preço mais em conta em boa parte dos serviços.

Ademais, considere em seu planejamento os períodos de alta e baixa temporada do destino. Isto porque, na alta temporada, todos os serviços de que você pode precisar costumam estar mais salgados.

No caso de Trancoso, a estação do verão é bastante movimentada.

Boa parte das pessoas estão de férias, o clima está propício para os banhos de mar e para as práticas de esportes na praia, e, principalmente, é nessa estação que dois dos maiores feriados acontecem: a virada do ano e o Carnaval.

Entretanto, destacamos ainda que é entre o Natal e o Carnaval que vem a temporada de chuvas na região, o que pode estragar uma viagem de um final de semana, por exemplo.

Mais para o meio do ano, nos meses de junho e julho, você também encontra preços um pouco mais altos, justamente porque essa época coincide com as férias escolares no Brasil.

Logo, a procura por hospedagem e passagem aumenta, resultando em preços mais altos em partes importantes do orçamento de uma viagem.

Passagem aérea

Em primeiro lugar, vamos falar sobre a questão da passagem aérea.

Caso você não more na Bahia ou em estados próximos, que fiquem a uma distância razoável para fazer uma viagem de carro, você precisará considerar as passagens de avião na sua viagem a Porto Seguro/Trancoso.

Além disso, é necessário pensar na relação de custo-benefício de escolher viajar de ônibus ao invés de optar pela passagem aérea. 

Por exemplo, se você mora na capital ou no interior de São Paulo, mas só tem uma semana ou um final de semana para viajar para Trancoso, será que compensa ir de São Paulo a Porto Seguro de ônibus para economizar?

Se você considerar se planejar para viajar a Trancoso em um período de baixa temporada e comprar as passagens com muita antecedência, poderá viajar com conforto e aproveitar mais dias no paraíso baiano.

Transporte dentro do distrito de Trancoso

Trancoso de carro
Fonte: Marina Lobo (Flickr)

Ainda falando sobre transportes e viagem, quando elaborar o seu orçamento, considere também qual o meio ou os meios de transporte que você e seus acompanhantes utilizarão para se deslocar em Trancoso e até Trancoso.

Para chegar ao distrito, você precisa antes passar pela região metropolitana de Porto Seguro e, de lá, pegar estrada até seu destino final.

Para fazer esse traslado sem carro próprio ou alugado, você pode contar com o auxílio de ônibus, transfer (van), táxi ou o serviço de motorista por aplicativo.

O que vai determinar a sua escolha é o valor que você está disposto a desembolsar e o nível de conforto de que precisa para fazer uma viagem que durará cerca de 50 minutos.

Em Trancoso você não encontrará um transporte público que te leve aos principais pontos turísticos da cidade, como é o caso de boa parte das praias.

Então, se prepare para gastar com táxi, mototáxi, bicicleta ou a pé.

Alimentação

Em termos de alimentação, prepare o seu orçamento para viajar a Trancoso.

Mais acima, falamos sobre como a gastronomia é um ponto forte da região, principalmente no que diz respeito aos restaurantes do Quadrado.

Os frutos do mar e receitas que trabalham com esses ingredientes são os carros-chefes da região. Por exemplo, temos as moquecas e os risotos, que não são pratos muito baratos.

Caso você não tenha uma limitação no orçamento, saiba que pode aproveitar muito os restaurantes da região porque a variedade é grande e os pratos são deliciosos. Vale a pena investir na experiência gastronômica.

Por outro lado, fora do Quadrado, existe a possibilidade de comer em quiosques e restaurantes nas praias, o que não necessariamente sai mais barato.

Nas praias há também o trânsito de vendedores ambulantes com algumas iguarias, mas comprá-las não equivale a fazer uma refeição completa.

Nesse contexto, para economizar, é importante verificar se a sua hospedagem não oferece um serviço all inclusive.

Dessa forma, você garante pelo menos 3 refeições por dia já incluídas no preço final e não precisa se preocupar com tantos gastos no setor de alimentação.

Curta Trancoso: passeios gratuitos e pagos para não colocar defeito!

Passando agora para as dicas do que fazer em Trancoso, para que você considere o que conhecer e visitar quando estiver por aqui, saiba que há tanto atrações gratuitas quanto pagas para aproveitar. 

Em boa parte do que indicaremos, você só precisará se preocupar com transporte e comida porque o resto, Trancoso oferece de graça. Confira!

Passeios gratuitos em Trancoso

Praia dos Coqueiros
Fonte: Max (Flickr)

Sem dúvida, alguns dos melhores passeios gratuitos que você fará em Trancoso são as praias da região.

Não é necessário pagar para tomar banho de mar e de sol em locais como a Praia dos Coqueiros, a Praia dos Nativos e a Praia do Rio Verde.

Inclusive, é possível ir da Praia dos Coqueiros à Praia dos Nativos a pé!

Outro ponto que você pode visitar apenas para conhecer e tirar fotos é a Praça do Quadrado.

Passeios pagos em Trancoso

No que diz respeito a passeios pagos em Trancoso, você terá de se planejar para investir em viagens de quadriciclo, lancha ou transfer para a Praia do Espelho, que fica mais distante.

Ademais, é possível que você queira observar as baleias jubarte no alto mar ou fazer um mergulho no Parque Marinho Recife de Fora. Estes são passeios pagos.

Por fim, como Arraial D’Ajuda não fica muito distante, talvez você queira dar um pulo por lá para conhecer a região.

Contudo, será necessário se preocupar com transporte (transfer) e alimentação para visitar Arraial D’Ajuda com conforto.

Passeios mais procurados por quem vem a Trancoso

  • Observação de baleias: a partir de R$ 220;
  • Mergulho no Parque Marinho: a partir de R$ 100;
  • Arraial D’Ajuda: a partir de R$ 65;
  • Praia do espelho: a partir de R$ 350.

Hospedagem: Trancoso oferece abrigo a bolsos de todos os tipos

Pousada Big Bamboo
Fonte: Big Bamboo (TripAdvisor)

Ao considerar quanto custa viajar para Trancoso, você também precisa considerar a hospedagem.

Escolher um bom hotel ou hospedagem para ficar em Trancoso não é muito difícil. Você não precisa ficar em um resort de luxo para aproveitar bem o local.

Abaixo você confere dicas tanto para quem está disposto a pagar por pacotes de viagem mais caros quanto para quem topa passar as noites em hostel (albergue). Confira!

Custo de hospedagem por tipo em Trancoso, incluindo 7 noites:

  • hostel: a partir de R$1.050;
  • pousada: a partir de R$ 2.300;
  • hotel 3 estrelas: a partir de R$ 3.100;
  • hotel 4 estrelas: a partir de R$ 2.700.

Transporte, alimentação e compras em Trancoso

Bicicleta em Trancoso
Fonte: GraceOda (Flickr)

Ainda falando sobre a sua viagem para Trancoso, mas focando em custos com meios de transporte, alimentação e compras na região, confira algumas dicas e informações sobre quanto custa viajar nesses aspectos.

Valores de transporte por categoria, saindo de Porto Seguro rumo a Trancoso

  • táxi: preço médio de $RS 250 para até 4 passageiros;
  • transfer: preço médio de R$ 250 para até 3 passageiros;
  • ônibus: preço médio de R$ 11 por pessoa.

Valores de bares, barraquinhas e restaurantes na Praça do Quadrado, na Praia dos Coqueiros e na Praia dos Nativos, entre outras

Está interessado em visitar Trancoso e prestigiar a gastronomia e o comércio local seja na Praça do Quadrado, na Praia do espelho, na Praia dos Coqueiros, dos Nativos e outras mais?

Então, confira os valores médios abaixo!

Valores de bares e restaurantes

  • Capim Santo: a partir de R$ 200;
  • Cacau: a partir de R$ 180;
  • El Gordo: a partir de R$ 100;
  • Barraca do Jonas: a partir de R$ 55.

Valores de compras por categoria

  • Lenny Niemeyer: moda praia elegante – a partir de 238;
  • Trancoseando Store (site): decoração – a partir de 220.

Quando ir para Trancoso? Trancoso é um destino de viagem ruim em algum momento do ano?

Como já indicamos mais acima, a viagem para Porto Seguro e Trancoso (ou ainda Arraial D’Ajuda) deve considerar os períodos de alta estação e chuvas!

Mas, afinal, quanto custa viajar para Trancoso, em Porto Seguro?

Praia de Itapororoca
Fonte: Michael Strugale (Flickr)

É impossível afirmar quanto custa viajar para Trancoso sem considerar uma série de variáveis. Neste artigo, buscamos conscientizar você sobre quais são elas.

Alimentação, hospedagem e transporte são as principais. Mas, claro, há muita praia e atrações que você pode visitar sem precisar pagar nada e há momentos mais favoráveis para curtir suas férias.

Salve esse conteúdo com dicas na sua lista de favoritos para usá-lo como referência na hora de planejar a sua viagem para Trancoso e não se esqueça de continuar conferindo os artigos aqui do Viagem Club para conhecer cada vez mais destinos nacionais e internacionais!

Você também pode gostar...

Guia completo, atualizado e 100% gratuito para

Trancoso