Está procurando o que fazer em Bonito em 1 dia? Então, confira algumas opções de roteiro de 1 dia em Bonito que o Viagem Club preparou!
A cidade, que é um verdadeiro paraíso do Mato Grosso do Sul, é considerada o principal centro ecoturístico do país. Por isso, o que não faltam são formas de preencher um roteiro curto pela região.
A grande dificuldade, na verdade, é encontrar uma forma de encaixar alguns dos mais imperdíveis passeios em Bonito em tão pouco tempo de viagem. Mas, para facilitar sua vida, criamos 3 alternativas de roteiros diferentes para você escolher.
Confira em seguida!
Roteiro de 1 dia em Bonito: 3 opções para passar as 24 horas
Como o tempo na cidade já é bem curto, os roteiros a seguir não consideram o período de viagem para Bonito em si. Assim, é um dia realmente dedicado à cidade, com passeios para a manhã, tarde e noite.
Para chegar a esse paraíso, aliás, a melhor opção é seguir para o Aeroporto de Campo Grande (e depois seguir de carro, táxi ou transfer). Ou então voar direto para o Aeroporto Regional de Bonito.
Roteiro de 1 dia em Bonito: 1ª opção
Abismo Anhumas – manhã
Uma opção interessante de roteiro pela cidade é começar o dia com o passeio pelo Abismo Anhumas. Esse é um grande destaque da região, com uma boa localização, e oferece alternativas de mergulho, flutuação e contemplação.
O abismo é um tipo de caverna inundada, com acesso via uma fenda em meio ao solo.
São 72 metros de altura até o lago interno (com uma descida de rapel elétrico) e atividades em um lago de 80 metros de profundidade, que oferece 60 m de visibilidade da água azul e límpida.
Passei ideal para todos os aventureiros, não sendo necessário saber nada de rapel para isso, pois você será ensinado na hora. E, mesmo que você não tenha prática nenhuma, pode só ser içado e descido pela caverna com o auxílio de equipamentos. Vale a pena testar!Abismo Anhumas
Aquário Natural – tarde
O Aquário Natural também é um dos passeios imperdíveis de Bonito/MS, sendo uma das flutuações mais visitadas pelos turistas.
Ela se localiza na reserva do Rio Baía Bonita, onde acontece a flutuação, seguindo até o Rio Formoso e o Formosinho.
No trajeto final do passeio, os visitantes podem ainda aproveitar um delicioso banho de cachoeira e curtir uma descida de tirolesa, dando mais emoção à atividade.
A flutuação no Aquário Natural de Bonito é uma das mais procuradas pelos visitantes, por se tratar de uma atividade na nascente do rio. Antes da flutuação você receberá todo o equipamento necessário e passará por um treinamento com o instrutor, para que tudo ocorra bem!Flutuação no Aquário Natural
Praça da Liberdade e Pastel Bonito – noite
Durante a noite, nada melhor do que aproveitar para conhecer um pouco mais sobre a cidade e sua culinária.
Por isso, uma dica interessante é dar uma passada na Praça da Liberdade (centro), onde está o Monumento das Piraputangas.
Depois, é só seguir para o Pastel Bonito, também no centro, e finalizar a noite provando alguns dos melhores pastéis da região. Essa é uma lanchonete tradicional e com sabores únicos, como a opção com recheio de jacaré.
Roteiro de 1 dia em Bonito: 2ª opção
Gruta do Lago Azul – manhã
Na manhã da segunda opção de roteiro de 1 dia em Bonito, nada melhor do que aproveitar para conhecer a Gruta do Lago Azul, que é simplesmente o maior cartão postal da cidade.
Ele fica próximo ao Abismo Anhumas e se destaca pela presença de um lago em seu interior. O lago, embora pequeno, é de uma beleza encantadora.
As águas de coloração azul intensa chamam a atenção dos turistas, que podem apenas observar de perto, já que é estritamente proibido a entrada no lago.
Se surpreenda com uma descida de 200 metros, com mais de 300 degraus, contendo um belíssimo lago com uma tonalidade azul que varia conforme a incidência de luz solar dentro da gruta. A beleza do lago e da gruta são dignos de visitação e contemplaçãoGruta do Lago Azul
Flutuação no Rio da Prata ou Rio Sucuri – tarde
Já durante a tarde, nada mais adequado do que flutuar no rio de águas mais cristalinas do Brasil: o Rio Sucuri.
A aventura é, junto ao Aquário Natural, a flutuação de maior destaque da região, e chama a atenção pela própria qualidade do passeio, com 1,8 km boiando sobre águas límpidas e repletas de peixes.
Outra alternativa para a tarde do segundo dia é curtir um passeio similar, mas só que pelo Rio da Prata (ou até mesmo a Barra do Rio Sucuri), que é um pouco mais extenso e apresenta mais emoção durante o trajeto.
A flutuação Rio da Prata é uma das melhores atrações do país. Ele recebeu 5 estrelas em 2008 e 2009, um prêmio raro que apenas poucas atrações já conquistaram. Além disso, o programa recebeu o prêmio Traveller’s Choice 2021, o que faz desse um passeio que você não pode perder!Flutuação no Rio da Prata
Restaurante Juanita e Projeto Jibóia – noite
Depois de um dia de passeios, a noite é o momento de aproveitar mais a região urbana de Bonito. Nesse caso, um destaque vai para o Projeto Jibóia, que é um atrativo do centro e que só funciona no período noturno.
Por lá, é possível aprender bastante sobre as jibóias e aproveitar para tirar uma belíssima foto com um exemplar sobre os ombros, para relembrar a viagem.
Além disso, ainda dá tempo de saborear os pratos de um dos principais restaurantes da região: o Juanita.
Com uma culinária tipicamente pantaneira, e trazendo bastante dos costumes paraguaios, o lugar serve pratos como o pacu feito na brasa, que é maravilhoso.
A ideia deste programa é trazer a todos uma experiência diferente, focada na educação ambiental sobre esta espécie: a jiboia. No projeto, são apresentadas diversas curiosidades e mais algumas dicas sobre esta espécie, e conhecimentos sobre a vida das serpentes. Que tal até mesmo colocar uma cobra no seu pescoço?Projeto Jiboia
Roteiro de 1 dia em Bonito: 3ª opção
Cachoeiras Serra da Bodoquena – manhã
A Serra da Bodoquena concentra um passeio repleto de aventuras para os visitantes e pode muito bem ocupar todo o dia do roteiro.
No entanto, a dica é aproveitar bem por lá, mas deixar um espaço para outro destino mais para a tarde.
No local, há uma fazenda e balneário, cujo acesso se dá por meio de uma trilha extensa, de 2,5 km. Nesse trajeto, que é bem leve, há 8 cachoeiras, com 4 delas sendo pausas para banhos.
Não à toa, é um dos principais pontos turísticos de Bonito/MS e que vale a pena conhecer.
Não perca a chance de conhecer esse complexo de cachoeiras, com diversas trilhas guiadas magníficas e piscinas naturais para você se banhar e 'lavar a alma'. Além disso, há também um almoço delicioso com todos os pratos típicos da região de Bonito, para você embarcar de vez no clima local!Cachoeira da Serra da Bodoquena
Buraco das Araras – tarde
O Buraco das Araras é uma dolina enorme, uma das maiores do mundo, e que devido às suas características acabou se tornando o lar de uma grande quantidade de animais.
Muitas aves e outros bichos vivem por lá, mas a que mais chama a atenção é a Arara Vermelha, que gera um verdadeiro espetáculo visual. Durante a tarde, é o momento perfeito para observar a movimentação desses habitantes.
Um incrível passeio em meio à natureza, em uma incrível formação geológica, entre a fauna e a flora brasileira. Além de observar a natureza, as araras e todos os outros animais que vivem por ali, você também pode aproveitar para praticar rapel, um atrativo para os aventureiros de plantão!Buraco das Araras
Restaurante Casa do João e Aquário de Bonito – noite
Na noite da 3ª opção de roteiro de 1 dia em Bonito, a dica é conhecer o Aquário de Bonito. Por lá, é possível observar cerca de 60 espécies diferentes de peixes, e conhecer mais a fundo esses animais observados nas flutuações pela cidade.
Além disso, sobrará tempo para uma visita à Casa do João, outro restaurante de destaque no município. O local serve o melhor da culinária regional, com muitos pratos pantaneiros.
Mais passeios para quando você ficar em Bonito
Bonito, como vimos, oferece muitas opções de atrativos para a família toda curtir.
Além dos passeios mencionados acima, ainda é possível incluir no roteiro de viagem, locais como o Rio do Peixe, Lagoa Misteriosa, Barra do Sucuri, Cachoeira Boca da Onça, Parque das Cachoeiras, Balneário do Sol, Flutuação Nascente Azul, Estância Mimosa, Boia Cross Cabanas, Praia da Figueira (água doce), Balneário Municipal, Gruta São Mateus, Eco Park Porto da Ilha e muito mais.
Ter em mãos um mapa de Bonito também pode ajudar no deslocamento e na escolha dos passeios mais próximos a fim de aproveitar melhor o tempo disponível.
Gostou das nossas dicas? Então, acesse nosso blog para conferir mais conteúdo relacionado e prepare-se para essa viagem inesquecível!
Aproveite para compartilhar esse post com seus amigos por e-mail ou nas redes sociais.
Até a próxima.