Se você pensa em viajar para a capital baiana, é sempre bom considerar quando ir a Salvador.
Isso porque a cidade tem um calendário muito disputado pelos turistas, e todo mundo quer saber quando ir para a terra da alegria, como o estado de Salvador é conhecido.
Portanto, nós, do Viagem Club, reunimos as informações mais importantes para você fazer seu roteiro pela região, incluindo o clima, as festas e qual a melhor época para ir a Salvador.
Acompanhe este post e descubra a primeira capital do Brasil e sua melhor época para viajar.
Qual é a melhor época para ir a Salvador?
Primeiramente, é preciso levar em conta alguns fatores, tais como temperatura, alta e baixa temporada e festas populares da Bahia.
Então, se você pretende ir a Salvador quando for época de ensaio de carnaval, ou apenas deseja passear pelo centro histórico da cidade, é preciso considerar se esses eventos não serão caros ou se a chuva pode atrapalhar.
Veja mais sobre esses eventos abaixo!
Quando viajar para Salvador: clima comum na cidade
Salvador tem clima tropical, ou seja, isso significa que faz sol e chuva em qualquer época do ano.
O lado bom disso é que o calor não é tão intenso quanto se imagina nessa parte do Nordeste brasileiro, mas ainda assim o verão é o preferido do povo na hora de viajar.
As temperaturas médias variam entre 26 °C (inverno) e 30 °C (verão), e costuma chover nas épocas de abril a julho, mas entre abril e maio a precipitação de chuva é ainda maior.
Caso você decida pegar estrada nas férias de julho, saiba que o tempo chuvoso começa a dar uma trégua no meio do ano. Dá para aproveitar a cidade e o clima baiano sempre alegre.
Já em outros meses do ano, como agosto, setembro, outubro, novembro, dezembro, janeiro, fevereiro e março, há muito sol para curtir, mas lembre-se: é clima tropical, então pode chover a qualquer momento.
De todo modo, quando viajar para Salvador, não esqueça de levar roupas leves, trajes de banho e protetor solar, principalmente se a viagem for no verão.
Quando viajar para Salvador: baixa e alta temporada
Assim como em qualquer cidade turística, Salvador também tem uma época de alta temporada, que acontece duas vezes ao ano.
Se você ama agito, como o carnaval e festas religiosas, prepare o bolso, porque a alta temporada também é de altos preços.
Mas, o inverno não fica para trás: o período das férias escolares (julho e agosto) também é de preços nada populares.
É quando hospedagens, restaurantes e comprinhas ficam mais caras, visto que a procura é maior pelos eventos da cidade.
Agora, se você quiser curtir a capital baiana e suas belezas naturais, sem se importar com as comemorações populares, vale a pena viajar para Salvador em setembro, outubro e novembro.
Você fica longe da muvuca, escapa dos meses mais chuvosos e ainda aproveita as praias.
Quando viajar para Salvador: eventos populares e festas religiosas
A terra da alegria proporciona muitos eventos durante o verão, por isso é tão procurada nessa época do ano.
Entre eles estão os mais famosos, como os trios elétricos do carnaval de rua, que atravessam o circuito Barra-Ondina com mais de 200 blocos e muitos foliões. É a festa mais popular da região.
Há também outros eventos promovidos pelas igrejas, como a festa da Santa Bárbara (também referente a Iansã) e a Nossa Senhora da Conceição da Praia (referente a Oxum), ambas em dezembro.
No início do ano, é a vez da Lavagem do Senhor do Bonfim (a Lavagem do Bonfim acontece na segunda quinta-feira após o Dia de Reis e se estende até o Mercado Modelo), a festa de Iemanjá em 2 de fevereiro na praia do Rio Vermelho, além dos ensaios carnavalescos.
Sobre o réveillon, vale destacar que é uma festa mais econômica. Sim, é possível ir ao Farol da Barra e curtir a queima de fogos sem pagar caro por isso.
Vale muito a pena seguir essas dicas, hein?
Dicas rápidas sobre o que fazer em Salvador, na Bahia
Não é só de comemorações que vive a região baiana. Lembra que a primavera é ótima para escapar da muvuca e da alta temporada? Pois bem, tem muitas coisas legais para se fazer nesse lugar incrível.
A começar pelas praias, um dos pontos turísticos baianos que você não pode – e nem deve – ignorar.
Tem a praia de Ondina, que fica no bairro mais nobre da cidade e por onde passam os foliões com os famosos blocos de rua.
Ou a praia de Stella Maris, famosa pelo mar agitado e pela prática de bodyboard e surf, ainda mais nas férias de dezembro.
Também não dá para ignorar uma visita ao Pelourinho (também conhecido como o Centro Histórico de Salvador), o destino de qualquer turista que queira conhecer o Patrimônio Histórico da Humanidade.
Uma verdadeira viagem pela riqueza do país, com sua mistura de culturas, seu poder artístico e construções arquitetônicas.
Claro, há muito o que fazer nesse destino, que é um dos mais procurados no Brasil ao longo do ano.
Se você gosta de um passeio cultural ou está atrás apenas de diversão ou descanso, fique atento ao calendário e siga viagem para essa região na sua melhor época do ano.
Afinal, quando ir a Salvador?
Sem dúvida alguma, a melhor época para ir a Salvador é entre a primavera e o final do ano.
Funciona assim: se você quer escapar do tumulto, pagar pouco e não sofrer com tantas chuvas (a média é inferior ao período de inverno), vale apostar entre os meses de setembro a novembro.
Agora, se você deseja curtir o verão baiano, economizar apenas no réveillon, mas pagar um pouco mais para aproveitar o calor humano da Bahia, aí o seu destino é entre dezembro a janeiro.
Em um lugar onde sol e chuvas se encontram, saber quando ir a Salvador é muito importante para organizar seu roteiro de viagem.
Falando nisso, descubra um roteiro de 3 dias em Salvador que o Viagem Club preparou para você.
Até a próxima!