Praia da Figueira

O Que Fazer em Dias de Frio em Bonito/MS? As Melhores Dicas

Durante os dias mais gélidos do ano, as pessoas comumente buscam por lugares que tenham o clima mais ameno. Afinal, tudo o que se quer é aproveitar a viagem com conforto. No Mato Grosso do Sul, por exemplo, há muito o que fazer em dias de frio em Bonito/MS.

Não é preciso ir para países distantes para encontrar um destino cheio de paisagens maravilhosas e passeios inesquecíveis. O Viagem Club te ajudará com isso, oferecendo um guia com as melhores dicas de passeio para a época.

Como é Bonito na época de frio?

Além de ter muito o que fazer em Bonito/MS em épocas gélidas, o local reserva passeios encantadores. Entre as características mais marcantes dessa época, tem:

A temperatura da água dos rios e piscinas naturais não abaixam no inverno

A água das nascentes dos vários rios da região mantém a temperatura entre 22° até 24 °C no inverno. Com isso, garante-se presença em várias atividades ao ar livre, como flutuação e mergulho.

Chove pouco nessa estação

Tão logo o outono vai embora, os níveis da chuva abaixam muito, permanecendo assim até a primavera. Então, a maioria das atividades não fecha, não apenas enquanto chove pouco ou moderadamente. Assim, é possível aproveitar a visibilidade incrível das águas.

Frio ameno diferente da Coreia do Sul

Em outras regiões sulistas, o inverno é bem mais rigoroso, com as temperaturas caindo muito, especialmente a noite. Contudo, em Bonito/MS, o clima fica super agradável durante o dia. O agasalho é necessário, mas esqueça aquelas blusas pesadonas demais.

O que fazer em dias de frio em Bonito/MS?

Vai viajar para Bonito/MS no inverno e não sabe o que aproveitar por lá? Não se preocupe! Abaixo, montamos um pequeno guia com atrações imperdíveis. Esses são passeios que não podem ficar de fora da sua lista de locais interessantes para conhecer.

Cachoeira Boca da Onça

Boca da onça
Fonte: 1001 Dicas de Viagem (Flickr)

A Cachoeira Boca da Onça é uma das mais bonitas da região, localizada entre Bonito/MS e Serra da Bodoquena.

Para chegar até a plataforma de rapel – que fica a 90 m de altura -, é preciso percorrer 3,5 km por uma trilha guiada por profissionais, garantindo a segurança. Inclusive, eles também garantem todo o aparato na descida.

O Rio Salobra tem uma vista maravilhosa do cânion, proporcionando uma experiência emocionante. Ademais, quem curte uma caminhada, pode fazer a trilha por baixo da plataforma, parando para tomar banho na cachoeira.

Após curtir um pouco de adrenalina com esses passeios, mesmo durante o inverno, o visitante pode descansar na Fazenda Boca da Onça. Lá é possível degustar um almoço saboroso, com comidas típicas feitas no fogão a lenha.

Na fazenda também tem loja de presentes, piscina, redário e toda a infraestrutura necessária para proporcionar momentos maravilhosos.

Lindas nascentes e cachoeiras
Cachoeira Boca da Onça

A cachoeira Boca da Onça é uma atração por si só, mas não é a única ali disponível. Maravilhe-se também através de diversas trilhas pela natureza, nascentes e diversas outras cachoeiras que irão te maravilhar, para os mais aventureiros é até mesmo possível praticar rapel na cachoeira!

Ver PasseioFalar com Especialista

Flutuação no Rio da Prata e Olhos D’Água

Flutuação no Rio da Prata
Fonte: silas luiz ferreira (Flickr)

Sem dúvida, uma ótima opção para as férias escolares é viajar para a região sul-mato-grossense e curtir um tempo no Recanto Ecológico Rio da Prata.

Lá os turistas podem apreciar as belezas da trilha até chegar ao ponto de início da flutuação no Rio da Prata. Essa é uma atividade que está no topo das coisas mais legais a se fazer em Bonito/MS.

A Costa Rica, conhecida por abrigar muitas reservas naturais, nem se compara ao incrível refúgio da natureza que encontramos na região.

Na trilha até o rio, a mata ciliar é a responsável por encantar seus admiradores, além das espécies da fauna e flora local.

A flutuação acontece no rio Olhos D’Água. O visitante é, então, brindado com vários exemplares de peixes e outros animais aquáticos. É nesse momento que todos se emocionam com a vida debaixo d’água.

Após essas atividades aventureiras, é hora de parar e almoçar no recanto. A comida típica do Mato Grosso do Sul agrada ao paladar, e o rendário dá o descanso para o corpo e a mente.

Um dos passeios mais bonitos e famosos da região
Flutuação no Rio da Prata

A flutuação Rio da Prata é uma das melhores atrações do país. Ele recebeu 5 estrelas em 2008 e 2009, um prêmio raro que apenas poucas atrações já conquistaram. Além disso, o programa recebeu o prêmio Traveller’s Choice 2021, o que faz desse um passeio que você não pode perder!

Ver PasseioFalar com Especialista

Abismo Anhumas em Bonito

Abismo Anhumas
Fonte: 1001 Dicas de Viagem (Flickr)

Bonito é um lugar lindo, com muitas opções de atrações em dias quentes, e disso você já sabe.

Porém, ao se questionar sobre o que fazer em dias de frio em Bonito/MS, sem dúvidas, o Abismo Anhumas surge como uma das melhores opções.

O Abismo Anhumas, em Bonito, mantém uma temperatura entre 18 e 22 °C nos dias mais frios, mas mesmo assim, o clima não impede a visitação. Para praticar flutuação nas imediações, basta usar a roupa especial de neoprene que tudo fica mais que perfeito.

No local, há uma grande caverna, onde se encontra um lago azulado, lindo e encantador.

Contudo, para ir mais a fundo na caverna, os turistas têm que descer por rapel, cerca de 72 metros. Uma aventura e tanto para recordar em meio às formações rochosas que se parecem muito com estalagmites.

Em meio às águas, a flutuação e o mergulho com cilindro são as opções de atividades. Contudo, não é preciso escolher entre uma coisa e outra, já que os dois passeios são recomendados para serem feitos juntos.

Uma experiência inesquecível
Abismo Anhumas

Passei ideal para todos os aventureiros, não sendo necessário saber nada de rapel para isso, pois você será ensinado na hora. E, mesmo que você não tenha prática nenhuma, pode só ser içado e descido pela caverna com o auxílio de equipamentos. Vale a pena testar!

Ver PasseioFalar com Especialista

Buraco das Araras

Buraco das Araras
Fonte: Pedro Serra (Flickr)

O Buraco das Araras tem a circunferência de aproximadamente 500 m e profundidade de 100 m, o que faz desse destino, uma das maiores depressões em formato de funil de toda a América do Sul.

Seu nome advém do fato de ser um abrigo de várias espécies do animal, além de muitas outras aves.

Esse é um santuário em Bonito onde todos os bichos vivem soltos. Por isso, os pontos de observação são tão disputados, uma vez que se consegue tirar fotos exuberantes.

Excelente opção de ecoturismo
Buraco das Araras

Um incrível passeio em meio à natureza, em uma incrível formação geológica, entre a fauna e a flora brasileira. Além de observar a natureza, as araras e todos os outros animais que vivem por ali, você também pode aproveitar para praticar rapel, um atrativo para os aventureiros de plantão!

Ver PasseioFalar com Especialista

Lagoa Misteriosa

Lagoa Misteriosa
Fonte: Lucas Marinho (Flickr)

A Lagoa Misteriosa é uma das melhores opções de passeio em Bonito/MS nos dias mais frios, justamente por abrir para visitação apenas entre maio e agosto.

Nos outros períodos há uma proliferação de algas no fundo da lagoa, por conta da temperatura mais quente.

O local é tão profundo que ninguém tem uma ideia certa de quanto mede, daí seu nome. Outra coisa que atrai muitos turistas é a oportunidade de praticar flutuação e mergulho com cilindro.

A característica mais formosa são suas águas azuis cristalinas, iguais as que se pode ver no rio de água azul, na Bósnia e Herzegovina. A flutuação feita com snorkel proporciona o encantamento total com o contato com peixinhos e algas.

Mergulhe em um local sem fudo
Flutuação na Lagoa Misteriosa

Você já pensou em flutuar em um local em que a profundidade não é conhecida? Pois essa é exatamente a proposta da lagoa misteriosa! Nela, além de flutuar você ainda poderá mergulhar, e explorar um pouco mais dessas águas misteriosas. Um passei para quem tem coragem!

Ver PasseioFalar com Especialista

Flutuação Rio Sucuri

Flutuação no Rio Sucuri
Fonte: mrkraposo (Flickr)

O rio Sucuri é o segundo lugar mais procurado de Bonito/MS para praticar a flutuação. Portanto, tornou-se uma parada obrigatória em qualquer roteiro de viagem para o estado. O passeio começa na nascente, a aproximadamente 1,5 km de distância da sede.

Para chegar até lá, caminha-se cerca de 400 m pela mata adentro. Contudo, a trilha não é cansativa, sendo possível, ainda, observar cada detalhe da flora e fauna presentes no Pantanal. Mas, há quem não anime fazer a trilha. Como opção, o barco de apoio pode fazer a descida através do rio.

E quem acha que esse nome “Sucuri” se dá porque no local há muitos animais da espécie, está enganado. O rio recebeu esse nome, pois, na visão aérea, o formato é idêntico.

Ah, e outra curiosidade: o Sucuri sempre representa Bonito em fotografias na mídia, porque tem a água mais clara do planeta.

Nade em águas cristalinas e com poucos peixes
Flutuação no Rio Sucuri

O Rio Sucuri é não apenas um dos principais rios da região, mas também um dos mais procurados do país. Após uma pequena trilha através de algumas nascentes de águas cristlinas, você chegará ao deck onde se iniciará a flutuação no Rio Sucuri, bem pertinho dos peixes!

Ver PasseioFalar com Especialista

Gruta do Lago Azul

Gruta do Lago Azul
Fonte: Alexandre Lobo (Flickr)

Mais uma opção para visitar nos dias frios em Bonito/MS. A Gruta do Lago Azul é um verdadeiro paraíso subterrâneo.

A experiência de estar na região já é mágica, e se torna ainda mais quando os turistas se deparam com uma gruta de dimensões tão inacreditáveis: são 90 m de profundidade.

Seu acesso acontece depois de percorrer 300 m de trilha e mais uma escadaria bem ladeirada. Então, devido aos seus aspectos geológicos, infelizmente não se pode praticar flutuação, mergulho ou se banhar nas águas do laguinho.

Contudo, esse Monumento Natural de Bonito/MS permite observar suas maravilhas, fazendo a visita valer a pena. Afinal, a formação geológica do piso e o teto com espeleotemas, são uma atração à parte.

Rio subterrâneo magnífico
Gruta do Lago Azul

Se surpreenda com uma descida de 200 metros, com mais de 300 degraus, contendo um belíssimo lago com uma tonalidade azul que varia conforme a incidência de luz solar dentro da gruta. A beleza do lago e da gruta são dignos de visitação e contemplação

Ver PasseioFalar com Especialista

Balneários

Em Bonito/MS os visitantes podem se deleitar em diversos balneários que oferecem toda a estrutura para se aproveitar bem a região. É possível nadar em águas límpidas, apreciar a natureza e descansar do dia a dia agitado.

Entre os locais mais disputados, estão:

Balneário Nascente Azul

Balneário Nascente Azul
Fonte: Transmundi Operadora (Flickr)

Nesse balneário é possível relaxar e curtir o melhor do ecoturismo sulista. Também tem uma “prainha” com quiosque, lago cristalino para nadar e ver os peixinhos, além de uma singela e bonita capela.

Balneário Municipal

Balneário Municipal de Bonito
Fonte: Jack Knight (Flickr)

O Balneário Municipal conta com área de lazer completa, beneficiando visitantes de todas as idades. Isso porque oferece várias atividades em meio à fauna e flora locais.

Praia da Figueira

Praia da Figueira
Fonte: Osni Lopes (Flickr)

Uma praia pantaneira? Isso mesmo! A Praia da Figueira é um complexo turístico com uma grande lagoa que possui cerca de 60.000 m² de areia branca. O cenário é perfeito para relaxar e tirar muitas fotos perfeitas.

Eco Park Porto da Ilha

EcoPark Porto da ilha
Fonte: EcoPark Porto da ilha (Flickr)

O complexo turístico, localizado em Bonito/MS, tem diversas opções de atividades em meio à água. Dessa forma, proporciona diversão para turistas de todas as idades e estilos.

Outras grutas

As grutas em Bonito/MS são realmente impressionantes, pois suas formações rochosas inspiram e apresentam uma história única da região. Entre os passeios, está a visitação às cavernas milenares e suas formações cheias de estalagmites e estalactites.

Entre as grutas mais populares da região, estão:

  • Gruta do Lago Azul;
  • Gruta do Mimoso;
  • Gruta de São Miguel;
  • Gruta São Mateus.

Confira o Festival de Inverno de Bonito

Anualmente acontece o Festival de Inverno de Bonito. São diversas atrações oferecidas ao público, como dança, artesanato, gastronomia, exposições, boa música, assim como palestras e oficinas.

Sua popularidade vai além dos limites do estado, promovendo a cultura e as artes tradicionais. Portanto, vale a pena viajar para conhecer as maravilhas da cidade, assim como fazer passeios memoráveis durante o festival.

Um pouco mais Bonito, no Mato Grosso do Sul

Bonito é um município do Mato Grosso do Sul, que fica a aproximadamente 300 km de Campo Grande. Conhecido como uma cidade turística por conta do ecoturismo, é famosa também pelos diversos passeios extraordinários.

Quem viaja ansiando por encontrar flora e fauna surpreendentes, certamente encontrará na cidade. Além disso, em Bonito se encontram rios com águas cristalinas, cachoeiras, atividades radicais, entre muitas outras coisas.

Por que se deve conhecer a cidade na época do inverno?

Bonito/MS é conhecido no Brasil e no mundo pelas suas atividades de ecoturismo. Além disso, sua fama se dá pelos passeios que deixam todos os visitantes muito próximos das belezas da natureza.

No município não faltam atrações interessantes, voltadas para pessoas de todas as idades e estilos. Os turistas que visitam o local podem aproveitar trilhas a pé, de bicicleta, nadar nas cachoeiras, fazer flutuação, rapel, mergulho, entre muitas outras coisas.

O inverno de Bonito começa no mês de junho, finalizando no mês de setembro.

Ao longo desses meses, a temperatura é amena, sendo possível fazer diversos passeios agradáveis. Nesse sentido, quase todo o MS se parece com certos destinos internacionais. Em Antígua e Barbuda, por exemplo, acontece da mesma forma: o inverno é “morninho”.

Uma das maiores vantagens de viajar para Bonito no inverno é que a maioria desses meses é considerado “baixa temporada”. Portanto, tudo fica mais barato: as passagens aéreas, hospedagens, serviços prestados, alimentação e muito mais.

Sem contar que a cidade tem menos pessoas transitando, então, torna-se muito mais tranquila.

Vale mesmo a pena visitar Bonito no frio?

Como se pode ver, há muito o que fazer em dias de frio em Bonito/MS.

As paisagens aqui são incríveis e, com a ajuda do Viagem Club, você consegue montar um roteiro inesquecível.

Bem, esse foi o conteúdo de hoje e esperamos que você tenha gostado.

Caso você queira mais informações sobre esse assunto, é só enviar um e-mail para a nossa equipe.

Se puder, compartilhe esse conteúdo com seus amigos nas redes sociais. Seu apoio faz toda a diferença para nós!