Quem gosta de viajar pelo território brasileiro provavelmente já ouviu falar sobre os paraísos naturais do Mato Grosso do Sul, principalmente a cidade de Bonito (MS). E se você quer aproveitar Bonito em outubro, então, prepare-se para uma viagem perfeita!
Localizada a oeste do Mato Grosso do Sul entre as cidades de Jardim e Bodoquena, Bonito é uma das opções mais completas de viagens com passeios na natureza.
Não é à toa que o lugar conquistou o título de melhor destino de ecoturismo do Brasil por 14 vezes consecutivas.
Com paisagens naturais, águas cristalinas, mergulhos e flutuação com peixes, Bonito (MS) é considerada uma das cidades mais belas do território brasileiro.
Se você está na dúvida para onde ir, vai adorar Bonito! Nesse artigo, vamos te mostrar por que essa cidade pode ser tudo que você procura para o seu passeio durante o mês de outubro.
Abaixo, vamos dar mais informações e dicas sobre os passeios que você pode realizar na região durante o mês. Preparado?
Como aproveitar ao ir a Bonito em outubro?
A viagem para o município conta com muitos atrativos diferentes relacionados às paisagens, e preços variados nos pacotes de passeios pela cidade.
O turismo de Bonito, MS, oferece flutuações em meio aos peixes na água cristalina, mergulhos em cavernas inundadas e cachoeiras, além de uma experiência única com a paisagem das grutas da região. Isso sem contar as trilhas, passeios de bote nos rios, contato direto com o meio ambiente e os animais de Bonito.
Por causa da variedade de pacotes que a região oferece, selecionamos as melhores atividades para incluir na sua viagem para Bonito, MS, no mês de outubro.
1. Gruta do Lago Azul
A Gruta do Lago Azul é um lugar que oferece pacotes com passeios contemplativos com uma paisagem linda. O lugar é um dos pontos mais imperdíveis de Bonito, MS.
Amada pela maioria dos visitantes, a gruta conta com estalagmites e estalactites de tirar o fôlego.
Além das formações de pedra que demoram milhares de anos para se formar, ainda é possível avistar o Lago Azul. A paisagem completa torna a gruta uma das mais bonitas do país.
Lago Azul
De fato, o que chama ainda mais atenção no passeio para a gruta é o Lago Azul, ponto turístico e estrela de diversos cartões postais da cidade.
Afinal, o lago tem mais de 90 metros de profundidade e é um exemplo de preservação ambiental. Durante a manhã, o sol bate na água de coloração azulada, deixando o visual ainda mais completo e criando um dos cenários mais belos de Bonito, MS.
Percurso
O caminho até o lago, no entanto, tem muitos degraus e é uma descida íngreme.
Portanto, antes de agendar o passeio, é importante saber que a locomoção é restrita, e a descida faz parte da adrenalina do percurso.
Gruta do Lago Azul
Se surpreenda com uma descida de 200 metros, com mais de 300 degraus, contendo um belíssimo lago com uma tonalidade azul que varia conforme a incidência de luz solar dentro da gruta. A beleza do lago e da gruta são dignos de visitação e contemplação
Ver PasseioFalar com Especialista2. Rio Sucuri
Os pacotes de passeio para o Rio Sucuri são perfeitos para quem ama nadar em águas claras.
Aprovados pela maioria dos turistas, os pacotes para o Rio Sucuri são fornecidos por uma fazenda privada.
Além do rio, os visitantes podem aproveitar as piscinas, fazer cavalgadas e dar passeios de bicicleta.
Flutuações e mergulhos
Quanto ao passeio no rio, os pacotes oferecem variadas opções de mergulhos e flutuação com os peixes das águas claras do Sucuri.
O Rio Sucuri é considerado um dos mais transparentes do Brasil. O atrativo conta com águas cristalinas, uma bela vegetação natural e uma menor quantidade de peixes do que o mergulho no Rio da Prata.
Nas trilhas para flutuação no rio, é possível observar diversas fontes naturais de água, além de animais diversos da região.
A temperatura do rio é agradável mesmo em épocas de clima mais ameno, e todos os passeios são acompanhados por um barco de apoio.
Na sua ida para Bonito, MS, o mergulho nas águas cristalinas do Rio Sucuri não pode ficar de fora.
Flutuação no Rio Sucuri
O Rio Sucuri é não apenas um dos principais rios da região, mas também um dos mais procurados do país. Após uma pequena trilha através de algumas nascentes de águas cristlinas, você chegará ao deck onde se iniciará a flutuação no Rio Sucuri, bem pertinho dos peixes!
Ver PasseioFalar com Especialista3. Parque das Cachoeiras
O Parque das Cachoeiras tem sete piscinas naturais inesquecíveis banhadas pelo Rio Mimoso, e é o passeio de cachoeira mais próximo do centro da cidade de Bonito, MS.
Nesse atrativo, o principal objetivo é observar e nadar nas lindas cachoeiras de águas cristalinas do parque.
O Parque das Cachoeiras também fica localizado em uma fazenda privada, e oferece outras experiências variadas, como trilhas e salto de tirolesa.
Assim, é um dos lugares mais completos e tranquilos, principalmente para quem tem crianças. A variedade das cachoeiras do parque garante diversão para todas as idades.
E durante a caminhada pelo parque, é possível notar a vegetação da Serra da Bodoquena, onde fica localizado Bonito, MS. Isso, além de animais silvestres característicos da paisagem encantadora.
Parque das Cachoeiras
Tudo começa com uma caminhada ecológica, que oferece uma purificação e conexão com a natureza, que faz muito bem para a saúde mental. Ao todo o parque conta com 7 cachoeiras, ou seja, você terá a oportunidade de se banhar em até 7 lugares diferentes!
Ver PasseioFalar com EspecialistaCachoeira do Sol
Uma das cachoeiras mais bonitas do local é a Cachoeira do Sol. A piscina natural tem esse nome devido à incidência constante de feixes do sol nas águas claras da cachoeira.
Dessa forma, o sol bate o dia todo na água, criando um clima de temperatura agradável e uma linda paisagem natural.
A Cachoeira do Sol é o lugar perfeito para quem quer relaxar e aproveitar tudo de mais belo que Bonito oferece.
4. Buraco das Araras
O passeio contemplativo do Buraco das Araras é recomendado para amantes da natureza no geral.
Situado a 54 quilômetros de distância de Bonito, o buraco é uma depressão na terra da paisagem ocupado por araras nativas da região, que vivem livres em seu habitat natural.
O atrativo conta com vista estratégica pelo Buraco das Araras.
É o passeio ideal para contemplar a natureza e os animais característicos do local, como araras e tucanos, por exemplo. A atividade é uma verdadeira vivência de ecoturismo, e oferece um contato direto com o meio ambiente.
Buraco das Araras
Um incrível passeio em meio à natureza, em uma incrível formação geológica, entre a fauna e a flora brasileira. Além de observar a natureza, as araras e todos os outros animais que vivem por ali, você também pode aproveitar para praticar rapel, um atrativo para os aventureiros de plantão!
Ver PasseioFalar com Especialista5. Cavalgada noturna Recanto do Peão
A atividade de cavalgada noturna Recanto do Peão é uma ótima escolha para quem quer conhecer mais sobre a cultura da região e se deliciar com as comidas típicas do Mato Grosso do Sul.
A cavalgada acontece em uma área de vegetação nativa e preservada em Bonito, MS, localizada na estrada do boiadeiro do município.
O passeio percorre mata fechada do Cerrado e conta com parada no lago da região para avistar jacarés.
O percurso tem três quilômetros de distância e dura cerca de uma hora. É realizado em grupos de até 10 visitantes, acompanhados por um guia.
E como a atividade é realizada à noite, todo o caminho é guiado pela lua e as estrelas.
Além disso, ainda há possibilidade de avistar animais noturnos que não são geralmente vistos pelo dia.
Experiência gastronômica
Os pacotes do atrativo também oferecem arroz carreteiro feito no fogão a lenha depois da cavalgada.
O passeio também conta com uma roda de viola com participação dos moradores durante a refeição.
De fato, essa é uma ótima opção para quem quer conhecer um pouco mais sobre a cultura do estado sul mato grossense e a relação dos moradores de Bonito, MS, com a cidade.
Por último, os pacotes também oferecem opções variadas para quem preferir não realizar a cavalgada e quiser aproveitar apenas a gastronomia e cultura dos habitantes de MS.
6. Aniversário de Bonito, MS, e feriados
Bonito, MS, conta com datas estratégicas de comemorações no mês de outubro para passeios turísticos.
No dia 02, os habitantes da cidade celebram seu aniversário de emancipação. Antes da emancipação, Bonito era um distrito de Miranda – MS.
O feriado municipal oferece eventos únicos da cidade nessa época, ministrados pela prefeitura de Bonito.
Um deles é a tradicional “Alvorada Festiva e Cavalgada de Bonito”, que acontece todo ano.
Por isso, se você pretende ir para Bonito, MS, durante outubro, é bom ficar de olho na programação da cidade.
Feriado Nacional
Nesse mês, também ocorre o Dia de Nossa Senhora Aparecida (Dia das Crianças).
O feriado de Dia das Crianças é uma ótima opção para quem pretende conhecer Bonito com a família durante outubro.
Assim, os pacotes de passeios na cidade têm espaço para todos os tipos de público. No entanto, há algumas restrições para crianças menores de 5 anos.
Porém, abaixo dessa idade, os pequenos não podem visitar grutas, por exemplo.
Mas fique tranquilo! Existem diversos outros passeios que vão garantir a diversão da criançada durante o feriado, como a Praia da Figueira.
Vale a pena conferir: Se gosta de adrenalina, um passeio de bote pelo Rio Formoso é uma boa escolha.
Como é o clima de Bonito durante o mês?
No geral, a viagem para Bonito é encantadora, seja qual for a época do ano escolhida.
No entanto, muitas vezes, a condição climática tem uma relação direta com os passeios.
Pensando nisso, reunimos informações sobre o tempo das cidades da região nessa época.
Em outubro, com a recente chegada da primavera, as condições de clima da região no mês de outubro são mais amenas.
O tempo abafado e o calor do fim de ano já estão retornando, mas as chuvas previstas para essa época ainda acontecem.
Temperatura
As temperaturas vão até 34° durante essa época. Tempo perfeito para quem quer aproveitar o calor fora da alta temporada de viagens para Bonito, que ocorrem em alto fluxo no fim do ano.
Além disso, os dias são mais longos durante essa estação, tornando possível aproveitar muito mais os passeios.
Atividades ideais
Esse é o mês de temperaturas perfeitas para mergulhos e flutuação. As chuvas recorrentes podem acabar afetando a claridade de alguns dos rios, mas nada que afete a linda paisagem natural do ambiente.
O que levar na mala para Bonito durante outubro?
Por ser um ponto turístico voltado para passeios na natureza, arrumar a mala para Bonito requer o conhecimento de informações específicas.
Além dos itens básicos necessários para qualquer uma de suas viagens (escova de dente, protetor solar, sabonete, etc), também é bom dar atenção a objetos importantes como repelente, protetor solar e roupas de banho.
Tem alguma dúvida? Tudo o que você precisa saber para arrumar sua mala para Bonito está aqui .
Que tal conhecer Bonito no mês de Outubro?
Graças ao início da primavera, Bonito fica ainda mais charmosa durante outubro.
Nessa época, a temperatura começa a ficar mais quente, e a flora da região está mais bela do que nunca.
No entanto, nessa parte do ano, a entrada para o atrativo Lagoa Misteriosa pode estar suspensa devido a uma maior proliferação de algas por causa das chuvas.
Isso acontece porque a proliferação de algas deixa a água turva e compromete a visibilidade para mergulhos. O fechamento dos passeios para a lagoa pode variar de período a cada ano, podendo ou não cair no mês de outubro.
Mas não se preocupe! Com ou sem a ida para a Lagoa Misteriosa, não faltam atrativos para explorar em Bonito, como vimos.
Afinal, o turismo em Bonito oferece mais de 50 opções de passeios diferentes.
Além disso, essa é uma ótima época do ano para quem quer evitar a alta temporada de turistas na região, como acontece, por exemplo, durante as férias escolares, Ano Novo e Semana Santa.
Seja na estação chuvosa ou na estação seca, Bonito tem tudo para encantar você.
Gostou das nossas dicas? Então, acesse nosso blog para conferir mais conteúdo relacionado e prepare-se para essa viagem inesquecível!
Aproveite para compartilhar esse post com seus amigos por e-mail ou nas redes sociais.
Até a próxima.