Aquário Natural de Bonito

Final de Semana em Bonito: Como Aproveitar?

Passar o final de semana em Bonito significa conhecer um dos destinos de ecoturismo mais interessantes do Brasil e do mundo!

Definitivamente, a infraestrutura de Bonito é perfeita, proporcionando um excelente planejamento de férias, com pacotes de viagem, passeios, agências de turismo (e receptivos) locais, hotéis, pousadas e muito mais.

Pensando nisso, apresentamos, ao longo deste artigo, algumas das melhores atrações e passeios para você passar um final de semana inesquecível em Bonito, um destino turístico especializado nos conceitos de sustentabilidade e preservação ambiental. Boa leitura!

O que fazer em um final de semana em Bonito?

Gruta no Lago Azul

Gruta do Lago Azul
Fonte: Sidnei José Romano (Flickr)

Esta gruta é um dos mais belos cartões postais da cidade de Bonito/MS. Logo, trata-se também de uma vista praticamente imperdível em Bonito!

As atividades turísticas e os passeios começaram a se desenvolver nesta região de Bonito a partir da década de 1980. Desde então, a Gruta no Lago Azul consolidou-se como um dos locais que, de fato, contribuíram para atrair uma quantidade cada vez maior de turistas em viagem a Bonito.

Para os visitantes de Bonito, a experiência tem início no alto, de onde os visitantes saem para uma caminhada ao interior da gruta. O ponto final do passeio ocorre na plataforma extremamente convidativa para os registros fotográficos da viagem pelas águas incrivelmente azuladas.

O visual é bastante diferenciado, uma característica única de Bonito. O espaço, por sua vez, é simplesmente gigante, de modo que as fotos dos turistas que passaram por lá não são capazes de descrever a exata dimensão deste destino em Bonito.

Os visitantes de Bonito devem fazer a opção, por motivos de segurança, pelo uso de sapatos (exceto os modelos mais escorregadios), capacetes (que são fornecidos no passeio) e máscaras N 95 ou PFF 2 (sem respirador).

Saia do ar condicionado e venha viver essa aventura em meio à natureza!

Rio subterrâneo magnífico
Gruta do Lago Azul

Se surpreenda com uma descida de 200 metros, com mais de 300 degraus, contendo um belíssimo lago com uma tonalidade azul que varia conforme a incidência de luz solar dentro da gruta. A beleza do lago e da gruta são dignos de visitação e contemplação

Ver PasseioFalar com Especialista

Rio Sucuri

Flutuação no Rio Sucuri
Fonte: Lucas William Mendes (Flickr)

Em relação ao Rio da Prata, ao Rio do Peixe ou ao Aquário Natural, a principal diferença do Rio Sucuri pode ser encontrada no fato de que a vegetação é mais bela, contando com diversas plantas subaquáticas que se oferecem à contemplação dos visitantes em seus passeios por Bonito, deixando a flutuação mais relaxante.

Apenas uma desvantagem pode ser notada: a existência de uma menor quantidade de peixes em relação a outros locais semelhantes em Bonito.

Mesmo assim, as águas do Rio Sucuri, certamente, são as mais cristalinas de toda a região de Bonito e do Mato Grosso do Sul, encantando a todas as pessoas que o visitam.

Em relação ao nome do rio, não se assuste. Seu formato e suas curvas lembram efetivamente o corpo de uma sucuri.

Assim, não é comum encontrar cobras durante as flutuações e, nos poucos casos relatados, não houve ataques a seres humanos em Bonito, à medida que as sucuris se alimentam das carnes de outros animais.

Dessa forma, a sua viagem será bastante segura.

Nade em águas cristalinas e com poucos peixes
Flutuação no Rio Sucuri

O Rio Sucuri é não apenas um dos principais rios da região, mas também um dos mais procurados do país. Após uma pequena trilha através de algumas nascentes de águas cristlinas, você chegará ao deck onde se iniciará a flutuação no Rio Sucuri, bem pertinho dos peixes!

Ver PasseioFalar com Especialista

Rio da Prata

Mergulho no Rio da Prata
Fonte: Alex Baba (Flickr)

Este rio pertence à cidade vizinha de Bonito/MS, o município de Jardim. Porém, uma vez que Bonito é um dos destinos mais famosos do Mato Grosso do Sul, os passeios e as atrações são sempre relacionados a ele.

Seja como for, antes de realizar passeios no Rio da Prata, você deverá percorrer uma trilha de cerca de cinquenta minutos. Trata-se da chamada “Trilha Interpretativa”, pois, no caminho, os guias apresentam várias plantas e árvores da região de Bonito aos visitantes.

As atividades de flutuação têm início no “Olho d’Água”. Apenas na metade da travessia é que este encontra o popular Rio da Prata – outro impressionante cartão postal dos passeios de Bonito.

É possível vislumbrar uma enorme variedade de peixes em Bonito, tais como os matogrossinhos, os piaus, os curimbatás, os dourados e os piraputangas.

O Rio da Prata se modifica significativamente em alguns trechos. Desse modo, os turistas de Bonito podem pegar, por exemplo, uma corredeira, assegurando uma quantidade ainda maior de adrenalina em seu passeio de fim de semana em Bonito.

Um dos passeios mais bonitos e famosos da região
Flutuação no Rio da Prata

A flutuação Rio da Prata é uma das melhores atrações do país. Ele recebeu 5 estrelas em 2008 e 2009, um prêmio raro que apenas poucas atrações já conquistaram. Além disso, o programa recebeu o prêmio Traveller’s Choice 2021, o que faz desse um passeio que você não pode perder!

Ver PasseioFalar com Especialista

Boia Cross e Arvorismo do Hotel Cabanas

Arvorismo
Fonte: Jorge del Valle (Flickr)

Para os visitantes que partem de Campo Grande ou de outras capitais e apreciam emoção e aventura em seus passeios, é altamente recomendável incluir as atividades de Arvorismo e Boia Cross nos seus roteiros turísticos em Bonito/MS.

O Hotel Cabanas propicia um circuito de Arvorismo com dezoito desafios, que elevam a altura progressivamente até chegar a impressionantes quinze metros. Certamente, será algo inesquecível em sua viagem.

Este percurso é encerrado com a opção por 1 ou 2 tirolesas – vale lembrar que a segunda tirolesa (molhada) é totalmente opcional. As atividades de Boia Cross acontecem junto às águas corredias do Rio Formoso, que estão sempre dotadas de uma transparência e tonalidade incríveis.

Ao contrário do que muitos pensam, realizar esse passeio em dias frios oferece um desafio adicional na cidade de Bonito, em função da temperatura da água.

Extremamente popular entre as pessoas que desejam ficar em Bonito e curtir as atrações da região, o Boia Cross conta com um percurso que inclui 3 corredeiras e 3 cachoeiras.

Vale ressaltar, ainda, que os turistas (sejam oriundos do próprio estado do Mato Grosso do Sul ou vindos de todas as partes do mundo) são acompanhados o tempo todo por condutores profissionais do Hotel Cabanas.

Passeio radical para toda a família
Boia Cross

O Boia Cross consiste em descer as corredeiras e cachoeiras do Rio Formoso de boia, e pode ser realizado a partir dos 12 anos de idade. Ou seja, mesmo sendo considerado um passeio radical, e super divertido, ele é perfeito para ser feito por toda a família!

Ver PasseioFalar com Especialista

Estância Mimosa

Estância Mimosa
Fonte: R3TROVI5OR (Flickr)

As trilhas pelas cachoeiras existentes na Estância Mimosa figuram entre as atividades turísticas mais interessantes para fazer em Bonito/MS.

O circuito percorre nada menos que 8 cachoeiras, proporcionando diferentes experiências aos visitantes de Bonito. Uma boa dica consiste em se dirigir à estância após um tour pela Praça da Liberdade.

O trajeto é bastante agradável, contendo mirantes e algumas trilhas suspensas, agradando a todos os turistas. O percurso é feito tendo um guia como acompanhante, a fim de auxiliar tanto na indicação quanto na locomoção das principais atrações de cada cachoeira.

Os elementos estruturais da fazenda são constantemente elogiados pelos turistas que, em cada viagem, apreciam bons espaços para o descanso, além de excelentes refeições, com especial destaque para o chá da tarde e para o almoço.

Assim que chegam à Estância Mimosa os visitantes podem se aproximar, caso queiram, de um simpático jacaré, muito popular entre os turistas advindos de Campo Grande – uma espécie de mascote do local e que vive em uma lagoa da fazenda.

Para quem deseja conhecer a fauna e flora
Estância Mimosa

Entre em contato com aquele charme característico de fazendas que preservam as características das antigas sedes, de frente a um lago e com uma bica de água no interior do estabelecimento. Além disso, a Estância Mimosa é o cenário ideal para realizar belíssimos ensaios fotográficos!

Ver PasseioFalar com Especialista

Grutas em São Miguel

Gruta de São Miguel
Fonte: ROBSON BRITO (Flickr)

Visitar uma caverna representa uma experiência diferente para qualquer turista em viagem a Bonito/MS. Enquanto a gruta do Lago Azul se destaca pela tonalidade das águas, em São Miguel vale a pena observar as lindas construções geológicas (como as estalagmites e as estalactites), formadas ao longo do tempo.

As visitas partem logo após o café da manhã e são guiadas, permitindo que os turistas percorram algumas galerias e cenários cinematográficos de Bonito. A sensação é a de estar pisando em algum outro planeta.

Como o local é inteiramente fechado, os passeios não são prejudicados nos dias chuvosos. Uma boa dica, em sua viagem, é aproveitar a ida às grutas em São Miguel para conhecer também a gruta do Lago Azul, que apresentamos logo no início.

Uma vez que ambos os trajetos são rápidos, você poderá encaixar, no mesmo final de semana em Bonito, alguma atividade à tarde pela cidade (independentemente de viajar sozinho ou com outras pessoas), como a flutuação pelo Rio Sucuri.

Uma das mais belas grutas de Bonito
Gruta de São Miguel

A Gruta de São Miguel propicia passeios contemplativos subterrâneos repletos de formações geológicas, principalmente, de espeleotemas formados há milhares de anos. Os passeios começam pelas pontes que ficam suspensas junto às copas das árvores. Desse modo, é um dos pontos turísticos mais próximos do município de Bonito

Ver PasseioFalar com Especialista

Boca da Onça

Boca da onça
Fonte: 1001 Dicas de Viagem (Flickr)

No Ecotour Boca da Onça você poderá encontrar cachoeiras simplesmente inesquecíveis.

De fato, elas são de tamanha perfeição e beleza que remetem às existentes no parque da Disney – e outros passeios longe de Bonito. A diferença é que as cachoeiras de Bonito, além de naturais, são muito bem preservadas.

Após o café da manhã no seu hotel, você terá à disposição 2 trilhas para conhecer essas cachoeiras: a Trilha Discovery (com sete horas de duração) e a Trilha Adventure (com cinco horas de duração).

Logo após escolher a trilha para os seus passeios, tenha em mente que, a despeito da longa duração, elas não são complexas, à medida que existem diversas plataformas, feitas de madeira, para facilitar a locomoção dos visitantes.

A exemplo das outras atrações e passeios de Bonito/MS, o trajeto é realizado sob o acompanhamento de um guia. De modo geral, esses profissionais são tranquilos e atenciosos, permitindo que o ritmo do passeio seja ditado pela chegada frequente de novos turistas a Bonito.

Lindas nascentes e cachoeiras
Cachoeira Boca da Onça

A cachoeira Boca da Onça é uma atração por si só, mas não é a única ali disponível. Maravilhe-se também através de diversas trilhas pela natureza, nascentes e diversas outras cachoeiras que irão te maravilhar, para os mais aventureiros é até mesmo possível praticar rapel na cachoeira!

Ver PasseioFalar com Especialista

Gruta do Mimoso

Gruta do Mimoso
Fonte: PACO POMARES (Flickr)

Se você sentiu vontade de experimentar a sensação de entrar nas águas do Lago Azul, chegou a hora de vivenciar essa emoção, porém, em outra gruta de Bonito. Trata-se do passeio pela Gruta do Mimoso – ponto turístico inesquecível, uma atração indicada para realizar após o seu café da manhã.

Os passeios permaneceram inativos por cerca de quinze anos no local, tendo voltado a operar somente em 2022.

O trajeto tem início similar ao de outras flutuações de Bonito, a partir do empréstimo das vestimentas de neoprene, das papetes, dos coletes salva-vidas e de outros equipamentos adequados ao snorkeling.

Após percorrer uma trilha pequena até chegar na entrada da Gruta do Mimoso, em Bonito, você não deve se esquecer de utilizar o capacete (item obrigatório nesses passeios).

O salão principal impressiona, ficando ainda melhor quando os guias posicionam as lanternas em locais estratégicos, aprimorando a iluminação do ambiente em sua viagem.

Para ficar em contato com a natureza
Gruta do Mimoso

Uma atração espetacular e de tirar o fôlego, o que também impressiona bastante é que após mais de 15 anos fechada para visitação, a Gruta do Mimoso reabriu para receber os turistas no início de 2022 e, desde então, tem sido um sucesso completo.

Ver PasseioFalar com Especialista

Cachoeiras e Nascentes na Serra da Bodoquena

Cachoeira Serra da Bodoquena
Fonte: evanfer (Flickr)

Este é um passeio novo, com suas operações iniciadas, na região de Bonito, em 2022.

Por se tratar de um destino localizado na região que integra a Serra da Bodoquena, é altamente recomendável escolhê-lo quando você decidir passar um final de semana em Bonito. É indicado sair logo cedo, assim que terminar o seu café da manhã.

Depois que o Rio Azul passou a sofrer os efeitos deletérios da pesca predatória, a flutuação não possibilita a contemplação de muitos peixes nas proximidades. Apesar disso, a vegetação e a tonalidade das águas são aspectos que validam esses passeios.

O início do passeio ocorre em um dos lugares mais interessantes deste destino turístico, o chamado “Nascentes da Serra”, uma estrutura situada no município de Bodoquena, vizinho de Bonito.

Nesse local, as pessoas recebem as instruções necessárias para fazer tanto a flutuação quanto a trilha com segurança e conforto.

Uma das principais diferenças desse passeio, em comparação com outras flutuações disponíveis na região de Bonito/MS, consiste no fato de que uma parte das atividades são realizadas no Rio Azul, enquanto as demais partes dos passeios são feitas no Rio Salobra (com direito a um passeio náutico).

Um complexo de cachoeiras deslumbrantes
Cachoeira da Serra da Bodoquena

Não perca a chance de conhecer esse complexo de cachoeiras, com diversas trilhas guiadas magníficas e piscinas naturais para você se banhar e 'lavar a alma'. Além disso, há também um almoço delicioso com todos os pratos típicos da região de Bonito, para você embarcar de vez no clima local!

Ver PasseioFalar com Especialista

Aquário Natural

Aquário Natural
Fonte: Fernando Quevedo (Flickr)

O Aquário Natural se consolidou, ao longo do tempo, como um dos mais tradicionais passeios de Bonito/MS. Além disso, é uma atividade feita nas proximidades do centro da cidade. Logo, fica bem mais barato para quem vai de táxi ou de transfer a Bonito.

Os serviços no Aquário Natural são um dos melhores do Brasil. Isso significa, entre outras coisas, que as suas fotos em Bonito ficarão incríveis!

Os visitantes não podem encostar nos fundos do rio, à medida que isso levanta sedimentos, comprometendo a visibilidade.

Enfim, um excelente passeio para incluir no seu roteiro de final de semana em Bonito. Vale muito a pena!

Bem, esse foi o conteúdo de hoje e esperamos que você tenha gostado.

Caso você queira mais informações sobre esse assunto, é só enviar um e-mail para a nossa equipe.

Se puder, compartilhe esse conteúdo com seus amigos nas redes sociais. Seu apoio faz toda a diferença para nós!

Uma das flutuações mais procuradas
Flutuação no Aquário Natural

A flutuação no Aquário Natural de Bonito é uma das mais procuradas pelos visitantes, por se tratar de uma atividade na nascente do rio. Antes da flutuação você receberá todo o equipamento necessário e passará por um treinamento com o instrutor, para que tudo ocorra bem!

Ver PasseioFalar com Especialista