Bonito em agosto: como aproveitar durante o mês?

Pessoas que desejam viajar para Bonito em agosto têm medo de chegar em uma época muito fria e não aproveitar a viagem.

Isso porque muitas cidades e pontos turísticos do Brasil costumam ter um clima bastante ameno no começo ou final de agosto.

No entanto, na cidade de Bonito, o clima pode ser bem diferente durante esse mês, o que garante que muita coisa pode ser feita e aproveitada na cidade.

Portanto, preparamos um guia prático para você que pretende fazer ecoturismo em Bonito no mês de agosto. Acompanhe nossas dicas e informações para extrair o melhor de sua viagem!

Como curtir Bonito em agosto? 5 ideias para sua viagem ser incrível

Bonito é uma cidade turística do Mato Grosso do Sul. Suas temperaturas costumam variar muito no ano, no entanto, é difícil encontrar uma época de frio extremo.

Afinal, quem conhece a cidade de Bonito no mês de agosto garante que é uma das melhores épocas para visitar o lugar nas férias escolares.

Apesar de ser uma cidade considerada pequena, seus pontos turísticos são inúmeros, principalmente aqueles que envolvem passeios na natureza.

Vamos conferir como curtir a cidade durante esse mês?

1. Curta as flutuações na Lagoa Misteriosa

Flutuação na Lagoa Misteriosa
Fonte: Lucas Marinho (Flickr)

O mês de agosto é a época do ano em que os turistas aproveitam as flutuações e cachoeiras da cidade. A realização de flutuação pode ser feita em um de seus principais rios, a Lagoa Misteriosa.

Trata-se de um dos pontos mais visitados e escolhidos para a flutuação. Considerado um lugar tranquilo, os visitantes também podem aproveitar para a realização de mergulho de cilindro.

2. Curta as cachoeiras de Bonito, Mato Grosso do Sul

Parque das Cachoeiras
Fonte: Ricardo Zaviasky (Flickr)

Além das flutuações feitas nos melhores rios de MS, os visitantes também podem visitar as cachoeiras, espalhadas por toda parte da cidade.

Dessa forma, normalmente, aqueles que realizam as excursões a essas cachoeiras, também promovem atividades na trilha que guia o caminho até essas cachoeiras.

Assim, uma trilha bastante conhecida, que passa por mais de 8 cachoeiras em Bonito, é feita nas redondezas da Boca da Onça.

3. Descubra as outras atrações na cidade

Bonito é uma cidade que possui diversas atrações turísticas para todos os tipos de visitantes, desde crianças até adultos mais exigentes. Vamos conferir algumas delas a seguir?

Kaiak Duck

Visitar Bonito pode proporcionar diversas aventuras interessantes, como o passeio de Kaiak Duck que pode ser feito por toda a família.

O turista pode descer o rio dentro de kaiak com mais um acompanhante. O passeio é considerado bem relaxante, como uma flutuação pelo rio, aproveitando a temperatura da água e a flora ao redor.

Tirolesa

Tirolesa em Bonito
Fonte: realfosantos (Flickr)

A tirolesa é oferecida nas inúmeras fazendas espalhadas pela cidade de Bonito, MS.

Apesar de ser considerada um atrativo da cidade, para descer de tirolesa é preciso pagar. Durante a temporada de agosto, o valor cai para metade do preço.

A tirolesa pode ser feita nos seguintes lugares:

Arvorismo

Arvorismo
Fonte: Jorge del Valle (Flickr)

O arvorismo em Bonito, MS, é uma atividade destinada aos visitantes que realmente gostam de curtir as alturas.

No arvorismo, o visitante que deseja realizar a atividade deve ficar preso no alto de uma árvore, através de cabos de aço, e enfrentar obstáculos no caminho.

Apesar de ser um atrativo bastante conhecido e disputado na cidade, o arvorismo é oferecido apenas pelo Hotel Cabanas.

Observação de animais silvestres

A observação de animais silvestres é o que mais chama atenção na cidade. Isso porque é uma das poucas cidades turísticas de MS que oferecem essa opção.

Durante a realização de passeios em toda a região de Bonito, é possível observar vários animais de natureza silvestre, principalmente durante as trilhas.

Buraco das Araras

Buraco das Araras
Fonte: Cristian Malevic (Flickr)

O Buraco das Araras é um dos lugares bastante visitados na cidade. Esse lugar garante a observação de muitos animais de natureza silvestre.

Lá, é possível fazer um passeio de contemplação dentro de uma área onde moram dezenas de espécies de araras.

Balneários

Balneário Municipal de Bonito
Fonte: Alex da Silveira (Flickr)

Em Bonito, é possível encontrar vários balneários, alguns mais conhecidos e visitados que outros. No entanto, são sempre atrações principais da cidade.

O Balneário Municipal é um dos mais visitados, pois, encontra-se próximo do centro da cidade, sendo de mais fácil acesso aos visitantes.

Porém, apesar de ser considerado o mais próximo, existem outros que você também pode incluir no seu roteiro:

Boia Cross

Boia Cross
Fonte: José Luiz Gonzalez (Flickr)

A atração turística Boia Cross é um tipo de atividade típica de MS. No Boia Cross, os turistas entram em boias e se deixam levar pelo fluxo dos rios.

Para os turistas, é considerado uma grande brincadeira e diversão. O Boia Cross pode ser praticado por crianças a partir de 7 anos.

Essa modalidade é considerada um passeio livre, mas normalmente possui algum guia acompanhando os grupos participantes.

Esses passeios podem ser feitos:

  • No Parque Ecológico;
  • No Hotel Cabanas.

4. Atividades gratuitas em Bonito

Jardim EcoPark
Fonte: valdirsegura (TripAdvisor)

Os preços das atividades em Bonito podem variar bastante, a depender da época do ano em que a cidade está sendo visitada.

Entretanto, os valores cobrados por cada atração costumam apresentar uma média que vai de R$ 60,00 a R$ 580,00 por pessoa.

Se você está com o orçamento mais apertado, pode valer a pena pesquisar sobre as atrações gratuitas.

Nos seguintes locais, você pode fazer coisas gratuitamente (ou por preços bem acessíveis):

  • Complexo Nascente Azul: compre flutuação ou tirolesa e ganhe acesso gratuito ao Balneário Nascente Azul;
  • Parque Ecológico Rio Formoso: compre o Boia Cross, a cavalgada ou a trilha e ganhe acesso gratuito à Lagoa Formosa;
  • Eco Park Porto da Ilha: compre qualquer atividade e ganhe acesso gratuito ao Balneário Porto da Ilha;
  • Praia da Figueira: compre seu passeio para acessar o tobogã e a tirolesa;
  • Cachoeiras Serra da Bodoquena: compre seu passeio e ganhe acesso gratuito ao Balneário local.

É claro que, além disso, há muitos outros locais que você pode visitar com ótimo custo-benefício ou, simplesmente, passear por Bonito em agosto para conhecer toda a beleza desse destino tão admirado pelos brasileiros.

Sem dúvida, será uma experiência incrível, mesmo que você precise gastar um pouco.

5. É possível fazer rapel em Bonito?

Se é possível fazer rapel em um dos maiores pontos turísticos do Mato Grosso do Sul? É claro que sim.

Bonito engloba a prática de rapel como uma de suas atrações turísticas para os visitantes que procuram aventura e adrenalina. Por isso, na cidade, existem diversos pontos onde o rapel pode ser praticado. Alguns dos mais comuns estão apresentados a seguir.

Boca da Onça Ecotour

Boca da Onça
Fonte: 1001 Dicas de Viagem (Flickr)

Boca da Onça Ecotour é uma fazenda localizada na cidade de Bonito, onde estão disponíveis espaços para a realização de rapel, trilhas, visita à cachoeira de mesmo nome da fazenda e muitas atividades para complementar seu roteiro de viagem.

Um dos diferenciais do local é que, aqui, você encontra o maior rapel de plataforma do Brasil: são 90m de muita aventura e adrenalina, para visitante nenhum botar defeito!

Abismo Anhumas

Abismo Anhumas
Fonte: Bruno (Flickr)

Diferente do que muitos pensam, o Abismo Anhumas é uma caverna, é não uma montanha disponível para rapel.

Essa caverna é rodeada por águas cristalinas de temperatura ambiente e cones de calcário que completam a experiência.

As superfícies rochosas do abismo são utilizadas para a prática segura de rapel, atraindo dezenas de turistas tanto em alta temporada quanto em baixa temporada.

Posts Relacionados

Como é o clima em Bonito durante agosto?

O clima em Bonito possui características consideradas interessantes por seus visitantes e também moradores da cidade. As estações de seca e chuva são as que mais caracterizam o local.

De dezembro a março, o tempo torna-se mais propenso a chuvas, considerado o período chuvoso na cidade.

maio e agosto são os meses marcados pelo sol. Assim, são considerados os meses mais propensos para organizar uma viagem.

Em temperatura, durante agosto, Bonito registra médias de 25 °C a 30 °C, podendo esfriar um pouquinho à noite, apresentando algo em torno de 20 °C.

Embora essas temperaturas possam não ser tão quentes para algumas pessoas, não há muito com o que se preocupar, porque durante atividades como a flutuação, por exemplo, é possível utilizar roupas de neoprene para se proteger da água gelada.

Outra vantagem de curtir as atrações de Bonito em agosto tem relação com a água, mais transparente.

Perguntas e respostas

Quanto tempo ficar em Bonito?

Para que, pelo menos, a metade de todos os pontos turísticos sejam visitados, é recomendado ficar pelo menos 5 dias em Bonito. Caso seu orçamento esteja mais apertado, recomendamos que fique, pelo menos, 3 dias.

Agosto é uma boa época para visitar Bonito?

Sim. Por norma, os meses de junho, julho e agosto são os que, historicamente, apresentam menos chuva, com precipitações aproximadas de apenas 55 mm.

Além disso, em agosto e setembro, os animais podem aparecer mais.

Entre outubro e fevereiro, pode acabar chovendo com mais frequência, comprometendo alguns passeios. Porém, quem visita Bonito em agosto não costuma ter problemas durante as atividades, justamente devido à escassez de chuvas intensas.