Bonito em dezembro: como aproveitar durante o mês?

Bonito (MS) é referência no Centro-Oeste e por todo o Brasil. Você já pensou como é viajar e aproveitar Bonito em dezembro?

Considerada a maior cidade do ecoturismo brasileiro, Bonito é um local encantador com diversos rios e formações naturais únicas e belíssimas.

Assim, é um local perfeito para férias em família, com crianças e amigos. De fato, a cidade conta com um roteiro bem leve e prazeroso.

Por isso, conheça agora um pouco mais sobre essa cidade e veja como é viajar para ela no mês de dezembro, com várias dicas e informações importantes.

Lugares para visitar em Bonito em dezembro e curtir muito

Confira algumas boas opções para visitar durante o mês, enquanto estiver viajando.

1. Cachoeiras Serra da Bodoquena

Cachoeira Serra da Bodoquena
Fonte: evanfer (Flickr)

As Cachoeiras Serra da Bodoquena são um ótimo lugar com bastante água para o banho na natureza, principal atrativo de Bonito e região.

A atividade conta com oito locais para o banho, com piscinas naturais, cachoeiras e balneário.

Tem também um passeio de bote em um rio da área.

2. Aquário Natural de Bonito, um bom passeio para incluir em seu roteiro

Aquário Natural de Bonito
Fonte: ANDRE MENDES CORDEIRO (Flickr)

Um excelente passeio, por sinal.

Com uma boa e velha trilha pela mata ciliar da região, os visitantes poderão flutuar por vários metros – na verdade, por quase um quilômetro – entre os Rios Baía Bonita, Formoso e o Formosinho.

Com muita aventura e um ótimo contato com os peixes e a flora aquática, é necessário torcer para a água não estar turva por conta da chuva, para que a experiência seja a melhor possível.

3. Estância Mimosa

Estância Mimosa
Fonte: R3TROVI5OR (Flickr)

A Estância Mimosa é um típico passeio em Bonito. Trata-se de uma fazenda que dá um show no ecoturismo que proporciona.

Lá, existem várias atividades para serem realizadas, como passeios a cavalo, trilha na mata originária da região, observação da fauna – principalmente os pássaros – e muito banho nas cachoeiras e balneários.

Sem dúvidas, um local com muitos detalhes que rende uma experiência espetacular.

4. Cachoeira Boca da Onça

Boca da Onça
Fonte: Blog Vida Saudavel (Flickr)

A Cachoeira Boca da Onça é considerada a maior do Mato Grosso do Sul. É um passeio que entrega uma trilha de 4 mil metros, tendo bastante contato com a natureza, a fauna e a flora da região.

A cachoeira principal, chamada Boca da Onça, tem 156 metros de queda livre e, para quem gosta de aventura, o rapel está disponível para os visitantes.

5. Fazenda Ceita Corê

Fazenda Ceita Corê
Fonte: vmayumi (Flickr)

Um lugar não muito falado que você pode conhecer é a Fazenda Ceita Corê, um local incrível com uma estrutura muito boa para todo mundo.

Piscinas naturais e um lago de água cristalina, comida feita num fogão a lenha, mais cachoeiras, o Rio Chapeninha e as trilhas suspensas nas árvores tornam a Ceita Corê um local com muitos atrativos e atividades.

Com certeza, vale a pena colocar no seu roteiro por Bonito em dezembro.

6. Gruta São Mateus

Gruta de São Mateus
Fonte: Bosco Martins (Flickr)

Os passeios para grutas e cavernas de Bonito são bastante conhecidos e fortalecem o ecoturismo da região. Uma das mais famosas é a Gruta São Mateus.

Este passeio começa com uma caminhada entre a mata, mas nas alturas, em passarelas suspensas, até chegar na entrada da gruta.

Lá dentro, tem a descida por diversos degraus, com um guia explicando sobre o lugar.

Além disso, tem também um museu e é um passeio muito contemplativo e interessante, perfeito para ser feito em dezembro.

7. Gruta do Lago Azul

Gruta do Lago Azul
Fonte: Ricky Ribeiro (Flickr)

Além da gruta anterior, existe também o principal cartão postal de Bonito (MS): a Gruta do Lago Azul.

Aqui, estamos falando de uma fantástica formação de calcário com água no fundo. Você poderá contemplar o lago após descer 300 degraus – sim, tem bastante adrenalina e emoção nesse passeio.

As águas ficam ainda mais belas e azuis quando há incidência solar.

Além disso, o guia turístico oferece diversas curiosidades durante o passeio, ou seja, um atrativo e tanto para a sua viagem.

8. Rio Sucuri, outro ótimo passeio para fazer em Bonito

Flutuação no Rio Sucuri
Fonte: mrkraposo (Flickr)

Um rio todo sinuoso que lembra o formato da cobra Sucuri, com águas cristalinas (se as chuvas de dezembro não as deixarem turvas) e uma bela mata ciliar: esse é o Rio Sucuri.

O passeio aqui é bem completo. É possível caminhar pela flora antes de chegar ao local da flutuação. Depois, você passará cerca de 1h boiando na água, flutuando entre os peixes e outros animais marinhos e contemplando as belezas da natureza.

Também é possível fazer um trajeto de barco com toda a família, ou seja, diversão não vai faltar.

9. Passeio de bote no Rio Formoso

Passeio de bote pelo Rio Formoso
Fonte: Bosco Martins (Flickr)

Sua viagem já conta com diversas opções, mas não podemos deixar de mencionar uma aventura interessante de Bonito, o passeio de bote pelo Rio Formoso.

Aqui, você vai passar por algumas cachoeiras e corredeiras. Nesse atrativo, é possível contemplar a natureza com muita emoção.

10. Praia da Figueira

Praia da Figueira
Fonte: Osni Lopes (Flickr)

Entre os Balneários, existe a Praia da Figueira, um atrativo com uma ótima estrutura para turistas.

Se você quer aproveitar um bom banho em um lugar similar a uma praia, com muita beleza, além de bares, restaurantes e lanchonetes, saiba que a Praia da Figueira é perfeita para curtir um sol, tomar uma cerveja e almoçar em família depois de muita diversão.

11. Abismo Anhumas, uma das grandes atrações de Bonito

Abismo Anhumas
Fonte: Bruno (Flickr)

Sem dúvidas, o Abismo Anhumas é um dos grandes atrativos da cidade.

Neste passeio, você fará uma viagem até as profundezas de Bonito.

Você irá descer de rapel até um deck em um lago subterrâneo. A descida possui mais de 70 metros e, ao chegar no fundo, você poderá fazer flutuação na água e ver a formação geológica subaquática. Quem for certificado, também pode fazer mergulho com cilindro.

Um dos passeios inesquecíveis da cidade.

12. Rio da Prata

Mergulho no Rio da Prata
Fonte: Alex Baba (Flickr)

O passeio do Rio da Prata também deve estar no seu roteiro. Neste atrativo, você fará flutuação em meio aos cardumes, em uma água linda e cristalina, além da caminhada na mata da região.

Existem ainda serviços de mergulho, passeio a cavalo e observação das aves.

Uma ótima opção para se divertir com os amigos durante todo o dia.

13. Nascente Azul

Flutuação na Nascente Azull
Fonte: Renata Mussano (Flickr)

Com certeza, uma das grandes opções do turismo em Bonito, talvez de toda a região Centro-Oeste, é a Nascente Azul.

Estamos falando de um dos passeios que você não pode perder. Com águas de um lindo tom de azul-turquesa, você pode fazer flutuação no local, sendo ainda melhor em dezembro, pois os cardumes mais volumosos acompanharão as pessoas durante o nado.

Há ainda grandes trilhas para fazer uma boa caminhada.

Posts Relacionados

É caro viajar para Bonito, MS, em dezembro?

A resposta é: depende.

Com a aproximação dos feriados de Natal e Réveillon (ano novo), começa a alta temporada e os preços começam a subir.

Então, mesmo em dezembro, ainda é possível tirar férias em Bonito sem gastar tanto, basta que você se planeje e consulte o calendário com atenção.

Mas o segredo aqui, é o planejamento de forma antecipada.

Se depois de cotar, ver que os preços ficaram muito fora da realidade, você ainda pode conhecer a cidade em outras épocas de baixa temporada.

Como é o clima de Bonito em dezembro?

Em dezembro, faz calor em Bonito.

O verão de Bonito é quente e úmido, a temperatura atinge máximas de 35 graus Celsius, com algumas chuvas fortes e fracas.

Não se preocupe, pois, as chuvas não atrapalham as férias nesse lugar, já que elas justamente permitem que os rios e cachoeiras fiquem mais cheios e, a mata, mais verde, deixando a região ainda mais bonita e o contato com a natureza mais agradável.

Vale a pena passar o Natal e o Réveillon em Bonito?

Com certeza!

A cidade é ótima para um Natal em família, principalmente por conta dos restaurantes, que oferecem ceias da noite do dia 24 para o dia 25, com cardápios especiais e uma boa comida típica do Mato Grosso do Sul, uma das atividades imperdíveis.

Ainda, os visitantes que forem para Bonito em dezembro, no período do Réveillon, poderão aproveitar diversos serviços de primeira.

Com festas de muita tradição como o Réveillon Bonito de La Musique e o Réveillon Bonito Boutique, você poderá curtir DJs e música eletrônica, festas temáticas, open bar e open food, enfim, toda uma ótima estrutura incrível.

É uma ótima atividade para a virada do ano na cidade de Bonito!

Conclusão: venha visitar Bonito em dezembro!

As viagens para Bonito são muito satisfatórias, faça frio ou faça calor, seja na baixa ou na alta temporada.

Em dezembro, o clima da cidade é bastante agradável, mesmo com as chuvas.

Um dos grandes destinos no Brasil, Bonito (MS) oferece uma experiência completa, bons passeios, lugares marcantes, eventos animados nos períodos de Natal e Réveillon, com ótimos serviços de turismo, muita atividade para o visitante, perfeito para crianças ou viagens entre amigos.

Enfim, conheça já a cidade e sua região, com poder para estar entre as maravilhas do mundo, com detalhes encantadores e que lembram um paraíso.

Venha para Bonito em dezembro!

Na dúvida, baixe nosso e-book e confira tudo sobre a cidade.