Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the ad-inserter domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/viagemclub.com.br/htdocs/wp-includes/functions.php on line 6114
Bonito em Janeiro Vale a Pena? Prós e Contras - Viagem Club
Bonito

Bonito em Janeiro: Como Aproveitar Durante o Mês?

Visitar Bonito em janeiro é uma excelente opção para passar as férias escolares/de verão. A mata fica mais verde e, os rios, mais cheios.

Mas é preciso levar alguns fatores em conta, como as fortes chuvas.

Pensando nisso, preparamos um guia prático que vai ajudar você a curtir o melhor da cidade nos dias mais quentes do ano. Vem com a gente!

Como aproveitar Bonito/MS em janeiro da melhor maneira possível? Top 3 passeios para curtir a capital do ecoturismo no Brasil

Bonito fica a cerca de 300 km de Campo Grande, capital do estado do Mato Grosso do Sul.

Para aproveitar Bonito/MS em janeiro, você deve se preparar. Isso porque é um mês de alta temporada em Bonito, logo após o ano novo, e tudo costuma ter mais gente.

Além disso, também é a época que mais chove, apesar de fazer calor. Ainda assim, vale a pena fazer uma viagem para Bonito. Portanto, confira o que fazer nesse período.

1. Visite cachoeiras exuberantes

Parque das Cachoeiras
Fonte: Ricardo Zaviasky (Flickr)

As cachoeiras de Bonito/MS e região ficam ainda mais lindas em janeiro.

Por conta do maior volume de água, elas rendem um passeio espetacular.

Faça trilhas incríveis, nas quais há paradas para tirar fotos e nadar. Assim, você vai conhecer quedas d’água e piscinas naturais encantadoras.

2. Conheça grutas mágicas

Gruta do Lago Azul
Fonte: Alexandre Lobo (Flickr)

As grutas são algumas das principais atrações de Bonito/MS. Além disso, você pode visitá-las, mesmo em dias de chuva.

Esse tipo de passeio é uma experiência única. Não é à toa que a Gruta do Lago Azul, por exemplo, é um dos cartões postais da cidade.

3. Descubra o mundo embaixo d’água em flutuações

Flutuação no Rio Sucuri
Fonte: mrkraposo (Flickr)

No mês de janeiro, a visão não é a mesma de quando as águas estão cristalinas. Apesar disso, as flutuações em lugares como o Rio Sucuri e o Rio Bonito são passeios imperdíveis.

Como funcionam as flutuações ao viajar para Bonito?

O passeio de flutuação é como boiar, porém, com a barriga para baixo. Mas, não se preocupe, pois, não é preciso saber nadar.

Além disso, você terá a ajuda do guia e todos os equipamentos adequados de segurança, inclusive o colete salva-vidas. Aí, tudo o que você precisa fazer é deixar que o fluxo das águas te leve rio abaixo!

Melhores cachoeiras para visitar em Bonito/MS no mês de janeiro

Para chegar nas melhores quedas d’água, você terá que fazer trilhas. Porém, há diversos níveis, das mais leves até as mais difíceis.

Lembre-se de que essa é a melhor época para curtir as cachoeiras.

Assim, esse tipo de passeio é quase obrigatório nessa época. Então, descubra as melhores opções para conhecer esse polo do ecoturismo no Brasil.

Cachoeira Boca da Onça

Boca da onça
Fonte: 1001 Dicas de Viagem (Flickr)

Essa cachoeira possui 156 metros de altura e é a mais alta da região.

No mesmo passeio, você passará por 8 cachoeiras, além dessa. Por outro lado, há 4 paradas para banho:

  • Buraco do Macaco;
  • Poço da Lontra;
  • Cachoeira Boca da Onça;
  • Praia Boca da Onça.

A trilha é de nível difícil, então é preciso estar em forma para encará-la. Ainda, o passeio dura 6 horas e a idade mínima para fazê-la é 5 anos.

Lindas nascentes e cachoeiras
Cachoeira Boca da Onça

A cachoeira Boca da Onça é uma atração por si só, mas não é a única ali disponível. Maravilhe-se também através de diversas trilhas pela natureza, nascentes e diversas outras cachoeiras que irão te maravilhar, para os mais aventureiros é até mesmo possível praticar rapel na cachoeira!

Ver PasseioFalar com Especialista

Parque das Cachoeiras

Parque das Cachoeiras
Fonte: Ricardo Zaviasky (Flickr)

O Rio Mimoso é a estrela desse passeio pelo Parque das Cachoeiras. Há 7 paradas em cachoeiras diferentes.

Nesse passeio dentro da Estância Mimosa, você poderá nadar e se refrescar sob o Sol de janeiro. A trilha é leve e dura cerca de 3 horas, por isso é bem acessível.

Para os amantes de cachoeiras
Parque das Cachoeiras

Tudo começa com uma caminhada ecológica, que oferece uma purificação e conexão com a natureza, que faz muito bem para a saúde mental. Ao todo o parque conta com 7 cachoeiras, ou seja, você terá a oportunidade de se banhar em até 7 lugares diferentes!

Ver PasseioFalar com Especialista

Cachoeiras da Serra da Bodoquena

Cachoeira Serra da Bodoquena
Fonte: evanfer (Flickr)

Esse passeio fica dentro do Parque Nacional da Serra da Bodoquena/MS, pertinho do Pantanal Sul.

A trilha também é leve e dura 5 horas, sem restrição de idade.

Os visitantes passam por piscinas naturais e cachoeiras e podem contemplar a mata, que fica exuberante nessa época.

Um complexo de cachoeiras deslumbrantes
Cachoeira da Serra da Bodoquena

Não perca a chance de conhecer esse complexo de cachoeiras, com diversas trilhas guiadas magníficas e piscinas naturais para você se banhar e 'lavar a alma'. Além disso, há também um almoço delicioso com todos os pratos típicos da região de Bonito, para você embarcar de vez no clima local!

Ver PasseioFalar com Especialista

Visite as grutas de Bonito mesmo em dias de chuva

Bonito em janeiro pode ter muitos dias de chuva. Por essa razão, as grutas são uma ótima opção de passeio.

Isso porque elas são espaços cobertos e raras vezes a atividade é suspensa.

As cavidades são lugares mágicos, embora nem sempre envolvam cachoeiras, como outros atrativos. Portanto, confira como são as principais com ou sem água, a seguir.

São Mateus

Gruta de São Mateus
Fonte: Bosco Martins (Flickr)

O passeio pela Gruta de São Mateus dura cerca de 1 hora e meia. Seu principal atrativo são as estruturas de rocha em formato de “catedral”. Além disso, na entrada, há um museu com objetos que os locais acharam na região.

Um dos pontos mais visitados
Gruta de São Mateus

Sua formação de rochas lembra, em sua arquitetura exterior, as catedrais góticas da era medieval. É possível realizar caminhadas guiadas pelo interior da montanha, percorrando várias trilhas subterrâneas que o levará de um lado ao outro. Além disso, aproveite também para tirar fotos incríveis durante todo o passeio!

Ver PasseioFalar com Especialista

Gruta do Lago Azul

Gruta do Lago Azul
Fonte: Ricky Ribeiro (Flickr)

Essa gruta é um dos passeios mais incríveis de Bonito/MS.

Isso porque ela conta com águas de um azul-turquesa fantástico. Apesar de ser proibido fazer mergulho, o passeio tem visual único.

Trata-se de um monumento natural protegido pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul. Devido aos fósseis que existem no fundo do lago, a área recebe cuidados especiais.

Rio subterrâneo magnífico
Gruta do Lago Azul

Se surpreenda com uma descida de 200 metros, com mais de 300 degraus, contendo um belíssimo lago com uma tonalidade azul que varia conforme a incidência de luz solar dentro da gruta. A beleza do lago e da gruta são dignos de visitação e contemplação

Ver PasseioFalar com Especialista

São Miguel

Gruta de São Miguel
Fonte: ROBSON BRITO (Flickr)

Na Gruta de São Miguel você vai encontrar vários tipos de formação rochosa. Então, prepare-se para um passeio de tirar o fôlego. Afinal, essa não é uma paisagem que se vê diariamente.

Uma das mais belas grutas de Bonito
Gruta de São Miguel

A Gruta de São Miguel propicia passeios contemplativos subterrâneos repletos de formações geológicas, principalmente, de espeleotemas formados há milhares de anos. Os passeios começam pelas pontes que ficam suspensas junto às copas das árvores. Desse modo, é um dos pontos turísticos mais próximos do município de Bonito

Ver PasseioFalar com Especialista

Faça passeios de flutuação pelos rios de Bonito/MS

Na época úmida, as águas ficam mais turvas e com menor quantidade de peixes.

Mas, não por isso você deve deixar os passeios de flutuação de fora do seu roteiro.

Pelo contrário, pois existem outras vantagens. Por exemplo, os rios de Bonito são mais quentinhos nessa época. Então, descubra quais são os principais destinos desse tipo.

Rio Sucuri

Flutuação na Barra do Sucuri
Fonte: Rafaela =] (Flickr)

Esse é um destino imperdível em Bonito/MS. Ele também é um dos cartões postais da cidade e tem beleza incomparável.

O Rio Sucuri é um passeio famoso pelas suas águas claras e pela aparência de cobra sucuri. Durante a flutuação, você verá vegetações e animais subaquáticos de várias espécies diferentes.

Nade em águas cristalinas e com poucos peixes
Flutuação no Rio Sucuri

O Rio Sucuri é não apenas um dos principais rios da região, mas também um dos mais procurados do país. Após uma pequena trilha através de algumas nascentes de águas cristlinas, você chegará ao deck onde se iniciará a flutuação no Rio Sucuri, bem pertinho dos peixes!

Ver PasseioFalar com Especialista

Aquário Natural

Aquário Natural
Fonte: Fernando Quevedo (Flickr)

No Rio Baía Bonita, se faz o passeio de flutuação Aquário Natural. E essa é uma das atrações que fazem jus ao nome, já que se pode ver cada detalhe sob a água.

Uma das flutuações mais procuradas
Flutuação no Aquário Natural

A flutuação no Aquário Natural de Bonito é uma das mais procuradas pelos visitantes, por se tratar de uma atividade na nascente do rio. Antes da flutuação você receberá todo o equipamento necessário e passará por um treinamento com o instrutor, para que tudo ocorra bem!

Ver PasseioFalar com Especialista

Nascente Azul

Flutuação na Nascente Azull
Fonte: Renata Mussano (Flickr)

Esse é um passeio de flutuação único para se fazer na capital brasileira do ecoturismo. Isso porque é possível fazer mergulho e chegar até a 7 metros nas profundezas do Rio Bonito.

Flutuação que não pode faltar no roteiro
Flutuação na Nascente Azul

O passeio é feito a partir da nascente do Rio Bonit, por meio de uma trilha de cerca de 300 metros que te leva até o local de se equipar para realizar a flutuação. Depois do passeio curta um delicioso almoço e aproveitar a estrutura do Balneário Nascente Azul.

Ver PasseioFalar com Especialista

Rio da Prata

Para chegar no local da flutuação, é preciso fazer uma trilha de cerca de 1 hora pela mata nativa. Portanto, é um passeio ideal para os amantes da natureza, que curtem aventuras.

Vale a pena visitar Bonito em janeiro?

O verão em Bonito/MS tem seus prós e contras, assim como o inverno.

Assim, essa é uma dessas cidades boas de se visitar em qualquer época do ano.

Existem alternativas em dias de chuva

As opções de passeio que não dependem do tempo são uma boa pedida. Por exemplo, o Aquário de Bonito e as grutas da zona.

Contudo, é possível curtir várias atrações da cidade com chuvas leves. Caso contrário, as agências remarcam as atividades ou reembolsam o valor pago.

Passeios que ficam inabilitados

Alguns pontos ficam fechados ou mais limitados no período que inclui janeiro. Por exemplo, a Lagoa Misteriosa tem uma proliferação natural de algas.

Esse atrativo fica fechado para os turistas. Dessa maneira, não é possível fazer flutuação nesse local na estação úmida.

Como Funciona o Turismo em Bonito/MS?

É importante considerar que o turismo em Bonito funciona de uma forma especial. Com o fim de preservar a natureza no local, há uma série de regras.

Limite de visitantes

Cada passeio tem uma capacidade máxima de pessoas. Dessa maneira, conserva-se as belezas naturais desta zona.

Todas as atividades são pagas

As atividades ficam, em sua maioria, em propriedades particulares como a Estância Mimosa. Por essas razões, você só poderá comprar entradas em agências oficiais.

Só é possível comprar voucher para passeio em agências do lugar

Os preços são tabelados e a organização fica por conta da Associação dos Atrativos Turísticos de Bonito e Região (ATRATUR).

Não tente comprar entradas no local do passeio

Todos os principais atrativos contam com uma estrutura impecável.

Assim, não é possível conseguir vouchers no mesmo lugar de onde os grupos saem.

O guia não pode vender entradas, pois se encarrega somente de orientar os visitantes no passeio. Dessa maneira, é melhor comprá-las nos locais corretos e evitar frustração.

Como é o clima de Bonito durante o mês de janeiro?

Bonito
Fonte: Rogerio Knebel (Flickr)

O clima em Bonito se divide em dois períodos.

Por um lado, existe uma época mais seca, no inverno. Depois há uma temporada úmida, no verão, na qual chove bastante.

No entanto, o calor também se faz presente de forma intensa. Então, as temperaturas podem chegar a mais de 30 ºC, com dias de sol forte.

Dessa forma, é um mês ideal para refrescar-se nas águas dos rios e cachoeiras dessa região mágica. Além de, claro, curtir as várias paisagens de tirar o fôlego e fazer contato com a natureza.

Bonito está esperando por você!

Seja em alta temporada ou em baixa temporada, Bonito é um dos destinos mais bonitos do Brasil – com o perdão do trocadilho.

O local pode ser aproveitado sozinho, em casal, em família ou com amigos. Atrações não faltam!

Então, confira nossos outros conteúdos no blog Viagem Club e prepare já suas malas. Com certeza, você vai curtir cada momento, não importa quando decidir ir a Bonito, seja na estação seca ou na estação chuvosa.

Aproveite para compartilhar esse post com seus amigos por e-mail ou nas redes sociais.

Até a próxima.

Aproveite o mês de janeiro para curtir o melhor que Bonito tem a oferecer. Aproveite as trilhas ecológicas, as cachoeiras, as grutas e as lindas paisagens que a cidade tem para oferecer. Se você quiser aproveitar ainda mais, experimente os passeios de barco, as aulas de mergulho e as atividades de ecoturismo. Seja qual for a sua escolha, Bonito em janeiro é o lugar perfeito para relaxar e curtir a natureza.